Psiquiatra infantil em BH: como encontrar?

Percebeu sintomas diferentes para a idade de seu filho, mas não sabe como encontrar psiquiatra infantil em BH a fim de fazer um diagnóstico e tratamento?

Essa é a questão que muitos pais têm na hora de procurar um bom profissional para cuidar de seus filhos, e se essa é uma questão que você também tem, precisa ler este post.

No post de hoje, vamos dar algumas dicas para que possam encontrar um psiquiatra infantil de confiança em BH e na hora certa, a fim de diagnosticar corretamente e fazer um tratamento adequado à idade da criança.

Continue lendo!

Qual o momento certo para buscar psiquiatra infantil

quando buscar um psiquiatra infantil

A hora de buscar psiquiatra infantil gera muitas dúvidas nos pais e mães, mas o momento certo deve ser aquele em que você percebe alguns comportamentos diferentes e preocupantes na criança, em geral distintos dos de outras crianças da mesma idade, como dificuldades na comunicação e desenvolvimento motor, que possam prejudicar seu desenvolvimento.

Além disso, também podem ser percebidos sintomas comportamentais, como ansiedade, tristeza, isolamento social, diminuição do desempenho escolar, etc.

Caso esses sintomas estejam presentes, se torna necessário procurar um psiquiatra para observar de perto o que está acontecendo, pois podem estar relacionados ao início de um transtorno mental ou até mesmo problemas de saúde física do seu filho.

Alguns dos transtornos mentais surgem logo no início da vida da criança, outros podem aparecer no início da vida escolar, e cada um deles apresenta características e sintomas diferentes. Por isso, é preciso que os pais estejam atentos.

A seguir, veja alguns dos transtornos mentais mais comuns entre as crianças, que podem ser diagnosticados precocemente assim que os sintomas forem percebidos.

Principais transtornos que acometem crianças

psiquiatra infantil em Belo Horizonte

Conhecer os transtornos mais comuns na infância é importante para poder fazer conexões entre os sintomas que a criança apresenta e algum transtorno que ela pode estar sofrendo.

Alguns dos transtornos apresentam semelhanças, assim, ao perceber a presença de algumas dessas características de maneira persistente, já é importante buscar auxílio psiquiátrico.

Esquizofrenia

A esquizofrenia é um transtorno que pode aparecer ainda na infância. Os principais sintomas que aparecem logo no início da vida são retraimento (apatia e introspecção) e atraso no desenvolvimento da criança, principalmente na comunicação.

Autismo

O Transtorno do Espectro do Autismo é um transtorno que geralmente já pode ser percebido na infância, e é caracterizado pela dificuldade na comunicação (a criança demora a desenvolver essa área), comportamentos repetitivos, comportamento hiperativo ou hipoativo, anormalidade na linguagem corporal, entre outros.

TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH) é um transtorno também comum na infância (acomete entre 3% e 5% das crianças), e é caracterizado pela dificuldade de manter atenção, desorganização e hiperatividade-impulsividade.

Transtorno de Ansiedade

O transtorno de ansiedade é caracterizado como uma preocupação constante, acompanhada de medos infundados. A ansiedade pode atrapalhar a criança em vários âmbitos de sua vida, tanto social, quanto escolar. No Brasil, cerca de 5% das crianças são diagnosticadas com o transtorno, que se não for tratado, pode influenciar em seu desenvolvimento.

Transtorno da Linguagem

Outro transtorno que pode aparecer é o transtorno da linguagem. O principal sintoma do transtorno é a dificuldade de desenvolver a linguagem, seja a fala ou os sinais, apresentando atraso em relação a outras crianças da mesma idade.

Diferenças entre psiquiatra e terapeuta

diferença entre terapeuta e psiquiatra da infância

Outra dúvida recorrente é relacionada a qual profissional escolher: psiquiatra ou terapeuta. Ambos os profissionais são habilitados para fazer psicoterapia e diagnosticar transtornos mentais, porém, há uma diferença quanto à formação dos profissionais.

O psiquiatra é um médico com especialização em psiquiatria, assim, precisa primeiro ser formado em medicina e depois fazer residência na área de psiquiatria. Por isso, o psiquiatra pode fazer o diagnóstico e também prescrever medicação para os pacientes — o que é necessário em alguns dos transtornos que citamos. Ele precisa ter a residência em psiquiatria infantil e RQE.

Já o terapeuta é o psicólogo, profissional formado em psicologia. O psicólogo faz as sessões de psicoterapia, conversando com o paciente, mas não é habilitado a prescrever medicação.

Como encontrar o melhor psiquiatra infantil em BH

psiquiatra infantil em BH

Para encontrar um bom profissional da área de psiquiatria para atender seu filho, é fundamental prestar atenção à sua carreira, especializações e reputação. Veja:

Cheque as credenciais

Todo médico psiquiatra precisa ser registrado no Conselho Regional de Medicina do seu estado de atuação e estar ativo, além de que deve ter um número RQE, comprovando que fez residência em psiquiatria. Tudo isso pode ser consultado no site do conselho de medicina do seu estado. Nunca inicie um tratamento com profissional que não apresenta essas credenciais.

Busque referências

Atualmente existem muitos profissionais da área, mas para saber se é realmente um bom profissional para cuidar de crianças é fundamental buscar referências.

Assim, converse com outros pacientes para buscar indicações, busque informações sobre o profissional na internet, enfim, saiba se é realmente um profissional de confiança e especializado no assunto.

Veja se o psiquiatra tem experiência com o caso do seu filho

Além de saber se o profissional é realmente de confiança, é necessário que ele tenha experiência com crianças, e saiba como lidar com essa faixa etária e os diagnósticos que podem surgir na infância. Isso faz toda a diferença tanto na hora de identificar quanto de fazer o tratamento (seja psicoterapia ou com medicamentos), pois a abordagem deve ser diferente com as crianças.

Busque profissionais atualizados

Na medicina, é fundamental que os profissionais estejam sempre atualizados. Dessa forma, é muito importante que você saiba se o psiquiatra está por dentro de todas as novidades da área da psiquiatria, se tem participado de eventos, feito cursos, etc.

Acesse as redes sociais

Atualmente, as redes sociais contam com muitas informações sobre o profissional e trabalho que desempenha, por isso, acessá-las antes de marcar uma consulta é uma ótima forma de saber mais.

No post de hoje, falamos sobre como encontrar psiquiatra infantil em BH. Se você está à procura de uma profissional qualificada para cuidar de seus filhos, acesse nosso site e marque uma consulta com a dra. Jaqueline Bifano.

Compartilhar este post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário