O autismo e a importância da rotina e previsibilidade

O autismo é um transtorno do desenvolvimento que afeta a comunicação, o comportamento e as habilidades sociais das pessoas.

E embora cada indivíduo com autismo seja único, um dos traços mais comuns é a necessidade de rotina e previsibilidade.

Neste artigo, vamos explorar a importância da rotina e previsibilidade para indivíduos com autismo.

Mais sobre o autismo

autismo, rotina e presivilidade

O Transtorno de Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento em que os sintomas variam muito, mas podem incluir dificuldade em fazer contato visual e interpretar sinais sociais, problemas de fala e linguagem, comportamentos repetitivos, sensibilidade sensorial e interesse restrito em certos tópicos ou atividades.

O autismo não tem cura, mas com o tratamento certo, a pessoa que tem o transtorno consegue viver de forma satisfatória.

A importância da rotina para pessoas no espectro autista

autismo, rotina e presivilidade

Para muitas pessoas com autismo, a rotina é essencial, contribuindo para seu bem-estar nas atividades diárias.

Isso porque uma rotina clara e previsível pode reduzir a ansiedade e o estresse, além de fornecer uma sensação de segurança e estabilidade.

Indo além, as rotinas também podem ajudar as pessoas com autismo a se organizarem e a entenderem o que é esperado delas em diferentes momentos do dia, como:

  • Refeições;
  • Descanso;
  • Terapia;
  • Atividades escolares;
  • Momentos de lazer.

A importância da previsibilidade para pessoas no espectro autista

A rotina bem estabelecida traz o que chamamos de previsibilidade, sendo também fundamental para muitas pessoas com autismo.

Essa antecipação das atividades ajuda o autista a se sentir seguro e confortável na situação que vai se seguir, visto que ele já tem informações sobre o que esperar desse momento.

Assim, é importante ter assertividade na comunicação, para que as pessoas no TEA possam entender com clareza o que está sendo dito.

Como você pôde ver, a rotina e a previsibilidade são importantes para muitas pessoas com autismo, ajudando a reduzir a ansiedade e o estresse, além de fornecer uma sensação de segurança e estabilidade.

Quer conferir mais conteúdo como esse? Siga o Instagram da Dra. Jaqueline Bifano.

Compartilhar este post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

2 Comentários

  1. Bom dia! Meu nome é Deise e sou graduanda de Engenharia de Software, atualmente estou fazendo meu TCC, que tem como tema “Elicitação de requisitos para software de auxílio na adaptação da rotina de corte de cabelo de crianças e adolescentes autistas”. Eu poderia usar seu post como referência do meu TCC?

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário