O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta até 8% da população mundial. Em geral, ela é diagnosticada na infância, mas pode perdurar na vida adulta. Os sintomas mais comuns incluem, falta de atenção, hiperatividade e impulsividade.

Um estudo publicado pela BMC mostrou que há uma correlação positiva associando TDAH e internet. Tal pesquisa aponta o transtorno como fator comum entre pessoas que lutam contra o uso excessivo da mídia digital.

Neste artigo, vamos falar mais sobre essa relação e apontar mudanças que podem ajudar quem sofre com o problema.

Afinal, qual é a associação entre TDAH e internet?

TDAH e uso da Internet Dicas

O uso exagerado de smartphones e tablets é um assunto que preocupa todas famílias, mas quando associamos esse uso ao TDAH, temos um agravante. Não apenas pela questão do vício em internet, mas sim pelo risco de complicações do transtorno.

Ainda de acordo com a pesquisa, um estudo prospectivo descobriu que adolescentes diagnosticados com TDAH são mais propensos a desenvolver o vício em internet. Possivelmente, essa associação se dá ao fato de a internet fornecer estímulos interessantes e envolventes, dentre outras sensações que despertam os centros de recompensa do cérebro. A exposição a jogos eletrônicos, por exemplo, oferece estímulo constante, o que pode ser altamente motivador para pessoas que sentem dificuldade em manter o foco.

O uso excessivo da internet pode causar TDAH?

Ainda não há estudos claros que comprovem diretamente o uso de tecnologias como consequência dos sintomas de TDAH. No entanto, para quem já tem pré disposição ao distúrbio, o acesso à rede se torna ainda mais atraente e difícil de ser controlado.

Na realidade, o fato é que, mesmo sem comprovações científicas, os especialistas têm associado cada vez mais os transtornos cognitivos ao uso sem moderação de celulares e outros aparelhos digitais.

Como pessoas com TDAH podem diminuir a impulsividade no uso da internet?

TDAH e uso da Internet Dicas - Como lidar

Como visto, pose sim haver forte relação entre TDAH e internet, já que os pacientes com o transtorno são mais vulneráveis a sustentar o vício em tecnologias e mídias digitais.

Aprender a controlar o uso da internet pode não ser uma tarefa fácil, mas com a prática é possível usar a ferramenta de forma mais equilibrada. Conheça a seguir, algumas estratégias que podem te ajudar nesse sentido:

1) Estabeleça horários:

Tenha uma agenda e organize seu dia incluindo horários específicos para usar a internet. Outra dica é deixar o smartphone, computadores e tablets desligados ao final da sessão para evitar o uso excessivo.

2) Evite distrações:

Feche guias e janelas que não for usar e desative notificações para evitar a distração durante seu horário trabalho ou estudo.

3) Tenha uma rede de apoio:

Familiares amigos e o terapeuta são fundamentais para ajudar o paciente com TDAH a enfrentar esse desafio, encontrando soluções eficazes. Não hesite em contar com esse suporte.

Mudanças podem ser difíceis e requerem paciência, mas não deixe de buscar ajuda. Se você deseja entender mais sobre o transtorno e como é feito o diagnóstico e tratamento, preparamos um artigo especialmente sobre isso, é só clicar aqui.

Compartilhar este post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário