Esquizofrenia na infância: como perceber os sinais?

A esquizofrenia é um transtorno que pode acometer indivíduos ainda na infância, assim, conhecer o transtorno e entender de que forma ele afeta a vida da criança é muito importante, tanto para o diagnóstico e tratamento, quanto para a desconstrução de alguns estigmas.

No artigo a seguir, você vê o que é a esquizofrenia, quais são os principais sintomas e como lidar com o transtorno em crianças. Não deixe de ler para saber mais!

O que é a esquizofrenia?

A esquizofrenia é um transtorno que está dentro do espectro de esquizofrenia, junto com outras doenças relacionadas. O transtorno pode se manifestar durante toda a vida de maneira crônica, e iniciar na infância ou aparecer tardiamente.

Durante a infância, os sintomas podem não aparecer de maneira caracterizada, assim, o diagnóstico pode não ser feito logo no início. Quando aparece nessa idade, pode se manifestar através da alguns sintomas como retraimento e atraso no desenvolvimento, mas também pode ter um desenvolvimento normal.

Quanto aos fatores de risco, na maioria dos casos, estão relacionados a questões genéticas.

Fatores ambientais, no entanto, podem ter influência como um gatilho para desencadear a doença. Isso pode acontecer, por exemplo, quando uma pessoa tem predisposição para esquizofrenia e um trauma contribui para suscitar o aparecimento do quadro.

Principais sintomas da esquizofrenia

esquizofrenia na infância

Agora que você já sabe o que é a esquizofrenia, veja alguns dos principais sintomas, lembrando que muitos deles podem não aparecer na infância.

Delírios

Os delírios são crenças fixas que a pessoa tem e que não são alteradas mesmo sem falta de evidência. Os delírios podem ser bizarros (impossíveis de acontecer) ou não, como a crença fixa de estar sendo perseguido, ou um amigo imaginário, por exemplo.

Alucinações

As alucinações (auditivas ou visuais) são um dos sintomas mais recorrentes em pessoas com esquizofrenia, caracterizadas por percepções muito semelhantes à realidade, mas sem estímulo externo. Quando a pessoa tem alucinações auditivas, por exemplo, ouve vozes vívidas na própria mente.

Apatia

A apatia e a introspecção também são sintomas que podem aparecer na infância — em alguns casos, esses são os primeiros sintomas que a criança apresenta. Assim, a criança sente dificuldade de se encaixar em grupos e sente medo do contato com outras pessoas.

Desorganização do discurso

As pessoas com esquizofrenia podem ter dificuldade de comunicação, pois apresentam um discurso desorganizado. Assim, tendem a mudar de assunto de uma hora para a outra e responder perguntas de forma incompreensível, por exemplo.

Comportamento motor desorganizado

As pessoas com esquizofrenia apresentam comportamento motor desorganizado, como agitação excessiva ou um comportamento “tolo”. Nesses casos, o comportamento pode atrapalhar algumas ações do cotidiano da pessoa.

Sintomas negativos

Os sintomas negativos mais recorrentes são a expressão emocional diminuída (redução de emoção no rosto, falta de contato visual, etc) e a avolia (redução de atividades motivadas ou com finalidade).

Como lidar com a esquizofrenia em crianças?

Na infância, a esquizofrenia pode ser confundida com outros transtornos, como o autismo ou TDAH. Porém, o diagnóstico é diferente, e precisa ser feito com cuidado. Além disso, também pode ser tratada como má-criação, principalmente quando as crianças têm atitudes consideradas anormais.

Porém, quando os sintomas forem percebidos na infância, é muito importante buscar uma psiquiatra para diagnosticar o transtorno. Para um diagnóstico mais preciso, ao menos dois sintomas devem persistir por três meses. O diagnóstico correto é a maneira mais saudável de fazer o tratamento e proporcionar uma vida mais tranquila à criança.

Quer saber mais sobre a esquizofrenia na infância ou fazer um diagnóstico? Entre em contato conosco e agende uma consulta!

Compartilhar este post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

1 comentário

  1. Tenho um filho de 10 anos em emvestigacao de esquizofrenia ele tem sintomas escutar vozes ver vultos não dorme a noite não consegue se socializar não gosta de sair de casa nem consegue ir a escola

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Receba nossos artigos no seu e-mail

* indica obrigatório

Intuit Mailchimp

Compartilhar este post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos recentes