O Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) é um transtorno que acomete muitas crianças e, muitas vezes, não é diagnosticado corretamente. Por isso, é fundamental estar atento às particularidades e aos sintomas para lidar com seu filho da melhor maneira.
No post de hoje, você vai conferir o que é o Transtorno Opositivo Desafiador, quais são as principais causas e sintomas e como fazer o tratamento adequado.
Não deixe de ler até o fim!
O que é o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD)?
O Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) é um Transtorno de Comportamento Disruptivo que pode aparecer logo na infância ou adolescência e é caracterizado, basicamente, pela dificuldade da criança em elaborar situações nas quais é contrariada, lidando com elas de maneira agressiva.
Em geral, as crianças com TOD são irritadiças e se opõem às regras impostas, além de não saber lidar com frustrações. Sendo assim, o TOD é comumente tratado como birra da criança. Porém, é um transtorno que também precisa de muita atenção e tratamento.
Para o diagnóstico, é preciso que os sintomas apareçam por até 6 meses, ou estejam atrapalhando o desenvolvimento e a qualidade de vida da criança. Como o TOD não tem cura, é muito importante conhecer a fundo o transtorno para lidar melhor com ele.
Conheça as principais causas do transtorno
Apesar de as causas do TOD não serem específicas, pode-se dizer que o transtorno é causado por:
- Fatores genéticos e neurofisiológicos;
- Ambiente familiar no qual a criança está inserida (ambiente agressivo; família negligente; etc);
- Fatores de temperamento da criança.
Veja os sintomas do TOD
Os sintomas do TOD geralmente se manifestam em idade pré-escolar, mas também podem aparecer na adolescência (é muito comum que os sintomas se manifestem entre os 6 e os 12 anos de idade). Como principais sintomas, podemos destacar:
- Agressividade;
- Irritabilidade;
- Comportamento desafiador sobre regras e imposições;
- Desobediência;
- Agitação;
- Comportamento vingativo.
O transtorno é geralmente diagnosticado quando aparecem pelo menos 4 dos sintomas descritos acima durante 6 meses.
Como tratar o transtorno
O tratamento para o TOD é multidisciplinar e envolve toda a família da criança. Com a psicoterapia, a criança aprende a mudar seu comportamento, a partir de aprender que sua conduta é inadequada. Além disso, aprende a elaborar suas frustrações, entender o funcionamento das regras e diminuir a agressividade, por exemplo.
Em casos mais severos, nos quais a criança apresenta dificuldades que atrapalham alguma área de sua vida, o psiquiatra pode introduzir o uso de medicação.
Na escola, é importante que haja um tratamento adequado com a criança, que não seja punitivo e a auxilie quando o transtorno atrapalhar seu desenvolvimento escolar.
A família também deve receber orientações sobre como deve ser o tratamento para com a criança e como agir nos momentos de maior agitação.
O tratamento para o TOD é fundamental, visto que a criança pode crescer e desenvolver outros transtornos relacionados, como o transtorno de ansiedade. Além disso, o comportamento causado pelo transtorno pode fazer com que a criança sofra bullying e seja excluída dos círculos sociais.
No post de hoje você conferiu informações básicas sobre o Transtorno Opositivo Desafiador (TOD). A partir de agora, consegue identificar alguns sintomas logo na infância, o que é importante para buscar um tratamento adequado.
Quer ver mais informações e dicas sobre psiquiatria infantil? Siga nossas redes sociais!