A ansiedade é hoje uma das doenças que mais acometem pessoas de todas as idades. Assim, muitas dúvidas surgem quanto à forma de lidar com ela.
No post de hoje, vamos falar um pouco sobre a ansiedade e quando ela deixa de ser saudável e começa a atrapalhar a vida cotidiana.
Além disso, trazemos 7 dicas para você lidar melhor com a ansiedade e aumentar sua qualidade de vida.
O que é a ansiedade?
A ansiedade é um sentimento natural, sentido por todos os seres humanos, que dura alguns momentos e logo passa. Não raro, nos vemos ansiosos por algum evento, ou por algum plano que queremos executar, não é? Dessa forma, a ansiedade pode ser até boa, nos ajudando a nos organizar para as coisas que estão para chegar.
Porém, quando isso acontece de forma exagerada, pode se tornar algo muito prejudicial para uma pessoa. Entenda melhor a seguir.
Quando a ansiedade se torna um transtorno de ansiedade?
Quando uma pessoa se sente ansiosa praticamente todos os dias, por mais de 6 meses, pode estar com um Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). O transtorno, diferente da ansiedade natural, é caracterizado pela preocupação excessiva e persistente sobre qualquer aspecto da vida.
Em geral, a preocupação aparece principalmente no âmbito profissional ou escolar, mas acaba afetando toda a vida do paciente. A pessoa com TAG está sempre preocupada, e não sente só aquela ansiedade que antecede um acontecimento, mas começa a ter medos infundados sobre coisas que não tem controle.
Os principais sintomas do TAG são:
- Inquietação no corpo;
- Sensação de “nervos à flor da pele”;
- Dificuldade de concentração;
- Insônia;
- Tensão muscular;
- Sensação de incapacidade diante da resolução de problemas cotidianos.
Está sentindo os sintomas descritos? Então veja como lidar com eles:
7 dicas para lidar com a ansiedade
O Transtorno de Ansiedade Generalizada atrapalha muito a vida do indivíduo, interferindo inclusive nas ações mais simples do cotidiano. Para diminuir o cansaço físico e mental e o sofrimento causado pelo TAG, algumas coisas podem ser feitas.
A seguir, trazemos 7 dicas para você lidar com a ansiedade e a preocupação exagerada no dia a dia.
1. Pratique atividades físicas
A atividade física é uma das maiores aliadas do combate à ansiedade. Você pode escolher a atividade que mais te agrada e praticar regularmente.
2. Faça exercícios de respiração
Os exercícios de respiração ajudam você a relaxar, diminuindo a sensação de nervos à flor da pele.
3. Pratique meditação
O exercício da meditação ajuda você a se manter no presente, uma das maiores dificuldades de quem tem TAG.
4. Tenha uma agenda
Como dissemos, as pessoas com TAG têm medo de não serem capazes de resolver todos os problemas cotidianos. Assim, ter uma agenda com um planejamento organizado ajuda você a visualizar todas as tarefas que precisam ser feitas.
5. Faça terapia
A terapia é a forma mais eficaz de trabalhar a ansiedade a longo prazo e lidar com o problema de forma mais específica.
6. Faça uma coisa de cada vez
Fazer uma coisa de cada vez é fundamental para controlar a ansiedade.
7. Mantenha uma alimentação saudável
Uma alimentação saudável, com redução de açúcar e cafeína, pode ajudar.
Essas dicas podem ajudar, mas lembre-se de sempre buscar ajudar profissional — de médicos e psicólogos — quando os sintomas persistirem.
No post de hoje, falamos sobre como lidar com a ansiedade. Quer ver mais conteúdo e dicas como essas? Siga nossas redes sociais!
1 comentário
Realmente para aprender como lidar com as emoções precisamos buscar a identificar nossas emoções e manter-nos motivado com uma conversa interna que nos ajuda no equilíbrio da razão e da emoção.