Compulsão alimentar: entenda o que é, os sintomas e tratamentos

Você sabe o que é a compulsão alimentar, quais suas causas e sintomas?

A compulsão alimentar é um transtorno alimentar, assim como a anorexia e a bulimia, por exemplo.

No artigo de hoje, trazemos informações importantes para você identificar a compulsão com mais facilidade.

Quer saber mais sobre o assunto? Siga a leitura!

O que é compulsão alimentar?

Como já dito, a compulsão alimentar é um transtorno alimentar. Os transtornos alimentares são caracterizados por uma perturbação na alimentação do indivíduo ou na forma como a pessoa se relaciona com a alimentação.

Quando uma pessoa tem um transtorno alimentar como a compulsão, tende a comer além do necessário para sua integridade física e psicossocial.

Assim, a compulsão alimentar é caracterizada, principalmente, pela ingestão exagerada de alimentos e sentimento de falta de controle sobre o que está ingerindo.

A seguir, você vê as causas da compulsão e sintomas mais específicos do transtorno. Siga conosco.

O que causa a compulsão alimentar?

sintomas da compulsão alimentar

A causa da compulsão alimentar pode estar associada a alguns motivos:

  • Afeto negativo: a pessoa que passa por momentos de rejeição afetiva, por exemplo, pode desencadear um transtorno alimentar.
  • Vergonha: em geral, quem tem uma compulsão alimentar ingere alimentos em segredo. O segredo e o sentimento de culpa por estar fazendo isso gera ainda mais compulsão na hora de comer.
  • Restrições dietéticas: uma pessoa que passa por muitas restrições dietéticas — ou já passou — tende a querer compensar essa alimentação ingerindo muita quantidade.
  • Tédio: o tédio também pode ser um gatilho para a ingestão exagerada de alimentos.
  • Baixa autoestima: pessoas com baixa autoestima, insatisfeitas com o próprio corpo ou com seu peso podem descontar isso na comida e acabar desenvolvendo uma compulsão.

Conheça os principais sintomas

Além de conhecer as causas, saber quais são os sintomas é fundamental para buscar o tratamento adequado. Veja alguns dos principais sintomas:

Ingestão exagerada de alimentos

Algo que deve ser observado é se a pessoa consome alimentos em quantidade expressivamente maior que outra pessoa em determinado tempo, sob as mesmas circunstâncias.

Sentimento de falta de controle

A sensação de não conseguir controlar o que se come ou o quanto se está ingerindo de um determinado alimentos é um dos principais sintomas.

Velocidade ao comer

As pessoas com compulsão geralmente comem muito rápido, geralmente sem mastigar corretamente o alimento.

Comer demais, até se sentir desconfortável

A pessoa com compulsão come exageradamente, mais do que realmente precisa. Sendo assim, não para de ingerir alimentos mesmo que esteja se sentindo desconfortável.

Comer sem fome

Uma pessoa com compulsão por alimentos come mesmo quando não está sentindo fome.

Sofrimento derivado da alimentação

Uma pessoa que se sente culpada, desgostosa consigo mesma e deprimida por comer demais pode ter compulsão por alimentos.

Veja como fazer o tratamento

O diagnóstico da compulsão se dá a partir da ocorrência dos episódios de compulsão. Em geral, pessoas que têm episódios de compulsão alimentar ao menos uma vez por semana, durante três meses, então com um transtorno.

O tratamento é feito com o acompanhamento de um psiquiatra, nutrólogo ou endocrinologista. Por ser uma doença mental, a compulsão leva algum tempo até ser controlada.

No post de hoje, você viu informações importantes sobre a compulsão alimentar. Quer ver mais informação sobre o assunto? Entre em contato e agende uma consulta. 

Compartilhar este post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário