Você está apresentando sintomas da depressão mas não sabe se está realmente doente ou apenas desanimado com a vida? Então veio ao lugar certo.
Atualmente, muitas pessoas deixam de fazer o tratamento da depressão porque acreditam que estão apenas em uma fase ruim, passageira. Mas e quando a fase não passa?
Quando isso acontece, é necessário buscar ajuda, e conhecer os sintomas e principais características da depressão é o primeiro passo para isso.
Neste post, você vai conferir os principais sintomas da depressão, então não deixe de ler.
Tristeza ou depressão?
Muitas vezes, para o paciente, é difícil saber se é tristeza (desânimo natural da vida) ou depressão de fato. Afinal, com as adversidades do dia a dia e situações difíceis do cotidiano, é comum ficar triste e desanimado. Porém, a diferença entre essa tristeza natural e a depressão é a duração do quadro e os sintomas.
Quando um indivíduo perde alguém ou passa por um problema financeiro, por exemplo, a tristeza e o desânimo aparecem, mas duram pouco tempo. Em alguns dias, já é possível se sentir bem novamente e seguir a vida.
Porém, quando a pessoa passa por um quadro de depressão, os sintomas não desaparecem, e a tristeza e desânimo podem permanecer por muito tempo.
Conheça os principais sintomas da depressão
Entre os principais sintomas que podem estar presentes no quadro depressivo estão:
- Humor deprimido na maior parte do dia, quase todos os dias;
- Perda de interesse pelos hobbies e atividades que antes davam prazer;
- Perda ou ganho significativo de peso;
- Insônia ou hipersonia (sonolência excessiva) de forma frequente;
- Muita agitação ou retardo psicomotor, também de forma frequente;
- Fadiga e baixa energia quase todos os dias;
- Sentimentos de culpa e inutilidade quase todos os dias;
- Falta de concentração, dificuldade para racionar e tomar decisões diariamente;
- Pensamentos repetitivos relacionados a morte, incluindo ideias suicidas.
Como diagnosticar depressão
Para que seja diagnosticada a depressão, o paciente tem que apresentar 5 ou mais dos sintomas acima e um mesmo período de duas semanas.
Além disso, um dos sintomas (humor deprimido e/ou perda de interesse) precisam estar presentes.
No entanto, é de extrema importância procurar um médico psiquiatra assim que você perceber que qualquer um dos sintomas está durando muito tempo.
Afinal, a depressão é uma doença cujo tratamento é eficaz, apesar de demandar tempo e dedicação.
Para o tratamento, é fundamental tomar a medicação correta e, muitas vezes, passar pelo processo da psicoterapia. Todo o processo é difícil e a recuperação pode ser longa, assim, a forma mais responsável e saudável de tratar a depressão é com acompanhamento médico.
Então, se você apresenta um quadro de tristeza profunda e desânimo para a vida há mais de duas semanas, entre em contato para marcar uma consulta.