O Transtorno de Déficit de Atenção é um transtorno que acomete diversas crianças no mundo todo, por isso, hoje vamos falar um pouquinho sobre o que é, quais são os principais sintomas e tratamentos.
Preparamos este post porque conhecer o transtorno é um fator importante na diminuição do preconceito e medo relacionados a ele.
A seguir, você vai ver que o TDAH é de fácil diagnóstico, além de que as pessoas que convivem com ele podem ter uma vida saudável e tranquila.
Para saber mais, siga com a gente!
Entenda o que é TDAH
O TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, também chamado de DDA (Distúrbio de Déficit de Atenção), é um transtorno de neurodesenvolvimento definido por níveis prejudiciais de desatenção, desorganização e/ou hiperatividade-impulsividade.
Atualmente, o transtorno é facilmente diagnosticado e é muito comum, visto que acomete entre 3 e 5% das crianças, e segue por toda a vida.
Além disso, é reconhecido pela OMS, o que garante que as crianças que apresentam os sintomas possam ter um ensino mais especializado e se desenvolver de acordo com suas necessidades.
Conheça os principais sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
O transtorno pode ser percebido através de dois sintomas principais:
Desatenção
As crianças com o transtorno geralmente têm dificuldade de concentração para realizar as atividades, e são vistas como crianças avoadas ou desinteressadas. Os adultos com TDAH geralmente apresentam, além da desatenção, dificuldades de memória.
Hiperatividade-impulsividade
A criança com TDAH é inquieta e possui uma agitação psicomotora. Tuitas vezes, ela também é impulsiva, respondendo as perguntas de forma precipitada antes de terem sido terminas.
Além disso, ela entremete nas conversas e brincadeiras, o que pode gerar a conflitos e a falsa impressão se ser uma criança que não recebeu limites pelos pais.
Saiba como tratar o TDAH
Como já dito, o TDAH segue por toda a vida da pessoa, sendo assim, não tem cura. Porém, é possível fazer um tratamento para que os sintomas do transtorno diminuam e a pessoa possa viver com mais tranquilidade.
Desde a infância o tratamento é multidisciplinar e a partir dos 6 anos já se usa a medicação. O tratamento pode envolver o auxílio de profissionais de diferentes áreas, como pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos além do psiquiatra.
Esse tratamento é feito de acordo com as necessidades de cada criança, e auxilia na mudança de comportamentos e também na forma de lidar com os sentimentos.
Algumas mudanças nos hábitos diários também são importantes, como na alimentação, com a diminuição de cafeína, por exemplo, e no sono. Também é indicado que pessoas com TDAH tenham o hábito de praticar exercícios físicos diariamente.
No post de hoje você aprendeu um pouco sobre o TDAH, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade — o que é, sintomas e tratamento. Se você deseja saber mais sobre o transtorno ou retirar dúvidas pontuais, fique à vontade para entrar em contato conosco!
1 comentário
Achei muito interessante o POST sobre o TDAH. Instrutivo nas explicações. Estou tendo um relacionamento com uma pessoa com transtorno e preciso saber mais de como lidar com isso e ele.
Agradeço pela atenção prestado e por onde falar com profissionais a respeito. Meu nome é Elias Roza,e preciso de ajuda.