A depressão, quando não tratada, pode gerar graves consequências. Inúmeras discussões sobre o assunto circulam pela internet e redes sociais, mas até que ponto são verdadeiras? Na realidade, ainda existem muitos conceitos equivocados sobre o assunto, o que acaba prejudicando o paciente que precisa de diagnóstico e tratamento assertivo.
Continue a leitura, pois vamos listar 7 mitos e verdades sobre a depressão para você buscar ajuda adequada e lidar melhor com o transtorno.
1) Depressão é sinônimo e pessoa fraca
Mito.
Infelizmente, esse é um pensamento comum que atrapalha quem realmente sofre com a doença. A depressão, não escolhe quem é forte ou fraco, pois não depende da vontade do paciente. Muitas pessoas com depressão, são julgadas erroneamente como preguiçosas ou desleixadas, por não conseguirem reagir à doença. No entanto, o que ocorre é uma alteração química no cérebro que tende a causar desânimo e esgotamento.
2) A depressão não é uma doença real
Mito.
A depressão é uma doença psiquiátrica crônica multifatorial, que afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo.
Assim como o câncer ou a diabete, ela é uma doença real, que deve ter acompanhamento profissional e apoio familiar. O diagnóstico é clínico e deve ser dado pelo médico especialista.
3) O paciente fica dependente a antidepressivos
Mito
De fato, em muitos casos o uso de antidepressivos pode ser parte do tratamento da depressão. No entanto, o objetivo não é tornar o paciente dependente, mas ajudá-lo a regular as transmissões neuroquímicas do cérebro. O que ocorre, é que o especialista avalia cada caso para definir um prazo de uso e suspender de forma gradual o medicamento.
4) Atividades físicas são eficazes contra depressão
Verdade
Em muitos casos, a condição física pode estar relacionada à saúde mental. Assim, a prática de atividades físicas é recomendada como complemento no tratamento da depressão. Incluir exercícios regulares, traz benefícios fisiológicos e psicológicos, que melhoram a sensação de bem estar e tensão.
5) A genética é a única causa da depressão
Mito
Alguns tipos de depressão têm causa genética, mas esse não é um fator determinante para descrever a doença. Em muitos casos, o estresse no trabalho, em casa ou na escola podem contribuir para o surgimento do problema.
6. Falar sobre depressão agrava a situação
Mito
Uma das formas de aliviar os sentimentos de angústia e desespero é por meio do diálogo. Guardar pensamentos negativos para si mesmo pode ser prejudicial. Portanto, é recomendável compartilhar seus sentimentos e preocupações com outras pessoas. Saiba que conversar sobre o assunto com familiares e amigos, faz parte do processo terapêutico.
7. Existe tratamento para depressão
Verdade
Com o avanço da medicina, já é possível traçar um plano de tratamento eficaz para a doença. Aos primeiros sintomas, é necessário que você procure o médico especialista para obter o diagnóstico correto. O tratamento pode incluir:
- Psicoterapia: com sessões que ajudam o paciente a refletir sobre suas angústias e fortalecer o autoconhecimento.
- Medicação específica: indicados apenas pelo psiquiatra, especialmente em casos de depressão moderada ou grave.
- Tratamentos naturais: que servem como adjuvantes ao tratamento médico, como manter boa alimentação.
Como você viu, existem muitos mitos e verdades sobre a depressão. Se você sofre com a doença ou precisa de um diagnóstico correto, agende uma consulta conosco.