Você conhece o método do reforço positivo na educação infantil?
A educação das crianças é uma tarefa complicada para os pais, pois exige muita paciência e, acima de tudo, amor. Assim, em 1938, o psicólogo e cientista B. F. Skinner chamou a atenção com uma frase: “O que é o Amor se não outro nome para reforçamento positivo?”
O reforço positivo, sobre o qual falaremos neste artigo, é uma forma de ensinar que não envolve punições para a criança, mas que a ensina e a prepara usando esse método bastante saudável e afetuoso.
A seguir, entenda melhor o que é o reforço positivo na educação infantil, quais seus benefícios e como aplicar o método no dia a dia.
O que é o reforço positivo?
O reforço positivo é um método que tem por objetivo direcionar o comportamento das crianças, oferecendo um incentivo como estímulo para bons atos e um desempenho adequado.
Assim, o reforço positivo pode ser feito de diversas maneiras (adiante neste post você confere alguns exemplos práticos), e visa focar nas coisas boas que a criança realiza durante o dia, fazendo-a compreender quais ações são corretas e quais não são adequadas.
Dessa forma, o reforço positivo demanda mais atenção dos pais, que precisam perceber os atos de seus filhos a fim de oferecer o estímulo.
Além do reforço positivo, há o reforço negativo, no qual acontece o contrário. Quando a criança não se comporta bem, por exemplo, os pais tiram alguma coisa dela, assim, ela compreende que aquilo que fez não foi adequado.
Porém, como já dizia Skinner, maior pesquisador da área, o reforço positivo é uma forma de ensinar com amor, então, por que não apostar nele?
História do reforço positivo
Agora que você já conheceu o conceito de reforço positivo, é interessante entender um pouco como ele foi construído. O nome citado na nossa introdução, B.F. Skinner, psicólogo e cientista, criou, ainda na metade do século 20, um método chamado condicionamento operante.
Através desse método, Skinner acreditava que o aprendizado se dava por incentivos positivos e negativos, e que a forma mais eficiente de incentivar uma pessoa a ter uma conduta adequada era através das recompensas, ou reforço positivo — que como já vimos, para ele era uma forma de ensinar com amor.
Para comprovar a teoria, o psicólogo e pesquisador iniciou um experimento utilizando ratos. No experimento, quando os ratos apertavam o botão certo, recebiam um “prêmio”, e se apertassem o botão errado, recebiam um castigo.
Com o passar do tempo e avanço do experimento, Skinner percebeu que os ratos realizavam o comportamento desejado com mais frequência, o que provava sua teoria de que o reforço positivo dava mais resultados e era mais benéfico.
Depois disso, ele iniciou estudos com humanos, e até hoje o método é utilizado com crianças e adultos, oferendo diversos benefícios muito saudáveis.
Como o reforço positivo na educação infantil pode ser usado pelos pais?
Depois de conhecer o conceito e sua história, que tal iniciar o método com seus filhos? A seguir, entenda melhor como o reforço positivo pode ser utilizado com as crianças.
Utilizar o método em pequenas ações do dia a dia é fundamental
O reforço positivo não precisa ser aplicado apenas quando a criança faz uma coisa incrível, pode estar nas pequenas ações do dia a dia. Além disso, não precisa ser sempre uma coisa física, como um presente; para utilizar o método diariamente, os pais podem elogiar os filhos, propor alguma brincadeira, um momento bom em família…
Isso ajuda não apenas a direcionar a conduta da criança, mas também a demonstrar mais atenção pelo seu filho e suas ações diárias, enfim, estabelecer maior proximidade com a criança.
É importante entender quando há uma tentativa da criança
Muitos pais acreditam que a recompensa só pode ser dada quando a criança concretiza um bom ato. Porém, em muitos casos a criança deseja realizar bons atos, e faz diversas tentativas.
Assim, é importante evidenciar que essas tentativas também merecem atenção dos pais, e podem ser recompensadas.
Como o método visa, aos poucos, direcionar a conduta da criança para que ela foque nas boas ações, é importante entender esse processo e enxerga-lo como algo positivo também.
Nunca compensar por compensar
Se você deseja utilizar o método na educação de seus filhos, é importante entender que a recompensa nunca deve ser dada sem motivo. A principal intensão do reforço positivo é moldar o comportamento da criança, para que ela prefira fazer as coisas boas em detrimento das ruins, e não ensinar que ela sempre receberá uma recompensa.
Quando você presenteia a criança sem um motivo, ou sem ela ter apresentado bom comportamento, estará perdendo o sentido e o método deixará de ser utilizado de forma saudável.
Exemplos práticos do reforço positivo
Para finalizar o artigo, trouxemos alguns exemplos práticos que podem ser utilizados diariamente, trazendo todos os benefícios do reforço positivo. Confira:
- Assim que a criança terminar de brincar e organizar seus brinquedos sem que os pais peçam, pode receber uma recompensa. Assim, ela vai compreender que praticou uma ação correta e que agradou seus pais.
- Ao terminar a lição de casa ou desempenhar uma tarefa doméstica de maneira satisfatória e com responsabilidade, a criança pode receber uma recompensa. Por exemplo, um passeio para tomar sorvete ou comer alguma coisa que goste muito.
- Caso a criança não queria comer algo durante a refeição, pode-se oferecer uma recompensa caso ela tente comer ou experimente algo, como outro alimento que ela já gosta.
- Utilizar um quadro de incentivo com uma recompensa no final, por exemplo, pode ser uma boa forma de recompensar a criança por todos os bons atos que ela fez. Basta escrever as tarefas que a criança precisa cumprir e, quando todas forem preenchidas e feitas com boa conduta, a criança recebe alguma recompensa.
No post de hoje, você conferiu o poder do reforço positivo na educação infantil. Para saber mais informações sobre esse e outros métodos para educar seus filhos com amor, não deixe de seguir nossas redes sociais!