O transtorno de insônia é um transtorno que acomete muitas pessoas e pode trazer problemas a curto e longo prazo. Por isso, conhecer melhor o que é e quais os sintomas do transtorno é muito importante.
Neste post, explicamos o que é o transtorno de insônia, os principais sintomas e quais são os tratamentos possíveis.
Então, não deixe de acompanhar até o fim!
O que é o Transtorno de Insônia?
O transtorno de insônia é um dos dez tipos de transtornos do sono-vigília. Os transtornos do sono-vigília são caracterizados por insatisfação envolvendo a qualidade, quantidade e tempo de sono, que resultam em prejuízos durante o dia.
No caso específico do transtorno de insônia, que é o mais prevalente entre os transtornos do sono-vigília, é caracterizado pela dificuldade de iniciar ou manter o sono. Essa dificuldade para dormir geralmente acarreta em prejuízo no funcionamento social, profissional ou pessoal, e pode estar associada a outro transtorno mental ou condição médica.
O transtorno pode acontecer em qualquer idade, mas geralmente inicia-se na fase adulta.
Conheça os principais sintomas do transtorno
Para identificar o transtorno de insônia, é preciso ficar atento a alguns sintomas. Caso você se identifique com um ou mais sintomas, pode procurar auxílio médico.
- Dificuldade para iniciar o sono;
- Dificuldade para manter o sono, despertando com frequência durante a noite ou sentindo dificuldade de voltar a dormir depois de cada despertar;
- Despertar antes do horário habitual e não conseguir voltar a dormir;
- Dificuldades de dormir por ao menos três noites por semana;
- Dificuldades para dormir por pelo menos três meses.
Além da dificuldade para dormir, as pessoas com o transtorno sentem-se extremamente fatigadas ao acordar, e sentem prejuízos no funcionamento do corpo, como dificuldade de prestar atenção e irritabilidade durante o dia.
Quais são os principais tratamentos?
Ao sentir a persistência dos sintomas e problemas decorrentes deles, é importante buscar um tratamento. Conheça os principais a seguir:
Mudanças na rotina
Mudanças na rotina como desligar equipamentos eletrônicos (celular, tv) algumas horas antes de dormir, utilizar a cama apenas para dormir, aumentar a atividade física, reduzir o uso de alimentos ou substâncias que interfiram no sono, etc.
Terapia de relaxamento
A terapia de relaxamento pode envolver exercícios de relaxamento muscular, exercícios de relaxamento progressivo da mente, exercícios de respiração para a hora de dormir, meditação, entre outros.
Terapia farmacológica
A terapia farmacológica envolve o uso de medicamento, fitoterápicos ou não, para auxiliar a iniciar o sono. Esse tratamento precisa ser indicado por um profissional, pois deve ser sempre acompanhado de perto e controlado.
Fazer tratamento com medicamentos por conta própria não é saudável, visto que pode gerar efeitos contrários ao esperado ou maléficos à saúde. Sendo assim, é fundamental buscar um profissional quando os sintomas do transtorno de insônia aparecerem. Apenas assim é possível identificar corretamente o problema e iniciar o tratamento adequado.
Se você sente os sintomas do transtorno de insônia e precisa de apoio psicológico, entre em contato conosco!
Fonte: DSM-5