A psicoterapia na infância é um processo excelente para tratar patologias da mente e auxiliar as crianças em seu desenvolvimento, mas você sabe por que é tão importante?
No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre o assunto, a fim de explicar o que é, como é feita a psicoterapia na infância e quais seus benefícios para as crianças.
Para saber mais, não deixe de ler até o final!
O que é a psicoterapia?
Psicoterapia, como diz o nome psico = mente e terapia = tratamento, é um tratamento especializado em patologias da mente, transtornos psicológicos e em melhorar a saúde mental das pessoas.
Esse tratamento pode ser feito por um psicólogo, psiquiatra ou psicanalista, e cuida das pessoas a médio e longo prazo, de acordo com as necessidades de cada paciente.
Na psicoterapia, o atendimento é guiado por algumas vertentes, sendo que cada profissional embasa-se em uma delas para conduzir o processo. Algumas abordagens são:
- Terapia cognitivo-comportamental (TCC)
- Fenomenologia
- Psicologia humanista
- Terapia comportamental
- Psicanálise
Independentemente da vertente, a psicoterapia é um tratamento que auxilia crianças, adolescentes, adultos e idosos a lidar melhor com seus próprios sentimentos, leva-os ao autoconhecimento e auxilia na melhora do relacionamento da pessoa com a própria vida.
Como é a psicoterapia na infância?
Como dito, a psicoterapia é para todas as pessoas que apresentam dificuldades em lidar ou expressar suas emoções, têm transtornos psicológicos ou patologias da mente. Assim, não há idade para iniciar o processo de psicoterapia.
Dessa forma, a terapia pode iniciar ainda na infância, caso sejam percebidos alguns comportamentos como ansiedade, dificuldades na comunicação, atenção, problemas de comportamento, etc.
Nessa fase da vida, a psicoterapia é feita de maneira específica, utilizando a linguagem da criança e levando em consideração sua faixa etária para desenvolver a abordagem, que é mais lúdica.
Benefícios da psicoterapia na infância
Agora que você já sabe o que é a psicoterapia e como se dá esse processo na infância, é importante saber quais são os benefícios.
Um dos principais benefícios da psicoterapia é que ela oferece auxílio para que a criança consiga se desenvolver mais facilmente, a partir do autoconhecimento e expressão de seus sentimentos. Assim, ela se sente amparada para enfrentar as dificuldades da vida.
Além disso, prepara a criança para se tornar um adulto com mais inteligência emocional e consciente de suas emoções. Isso é fundamental para uma vida mais equilibrada e saudável.
Porém, a psicoterapia não é benéfica apenas para as crianças. Quando o tratamento é feito com participação ativa dos pais, estes se tornam capazes de enfrentar o processo com mais facilidade, sempre em parceria com o psicólogo ou psiquiatra. Assim, melhora sua autoestima e ajuda a entender que não estão sozinhos.
No post de hoje você entendeu o que é e quais os benefícios da psicoterapia na infância. Se você deseja saber mais sobre o tratamento ou está em busca de uma profissional especializada em psicoterapia infantil, entre em contato conosco!