Você conhece o transtorno da linguagem? Sabe quando procurar ajuda para o diagnóstico? Assim como outros transtornos da comunicação, o transtorno da linguagem afeta a fala e a comunicação da criança, podendo interferir em seu desenvolvimento individual.
Dessa forma, conhecer melhor o transtorno e entender quando identifica-lo é muito importante para o tratamento.
A seguir, saiba mais sobre o transtorno da linguagem, sintomas, diagnóstico, prognóstico e possíveis causas.
O que é o Transtorno da Linguagem?
O Transtorno da Linguagem é o dos transtornos da comunicação, que também incluem o transtorno da fala, o transtorno da comunicação social e o transtorno da fluência. Caracteriza-se como um déficit no desenvolvimento e uso da linguagem que tem início na infância.
As principais características do transtorno são dificuldades na aquisição e uso da linguagem, e ficam bem evidentes na fala, escrita ou linguagem de sinais.
Veja a seguir os sintomas e diagnóstico:
Principais sintomas e diagnóstico do transtorno
- Dificuldades persistentes no uso da linguagem, seja fala, escrita ou de sinais.
- Vocabulário reduzido, dificuldades para formar frases, prejuízos no discurso (desorganização na formação de frases, o que torna difícil criar frases coesas, por exemplo)
- Capacidades linguísticas abaixo do esperado para a idade.
- Dificuldades na comunicação que atrapalham o desenvolvimento acadêmico, profissional ou individual da pessoa.
O diagnóstico para o transtorno da linguagem é feito com base em observação clínica em contextos variados, além de testes de capacidade linguística para compreender a gravidade e orientar a pessoa.
Em geral, é por volta dos 4 anos de idade que o diagnóstico é feito, visto que nessa idade as diferenças individuais na capacidade linguística ficam mais estáveis, assim, é possível identificar.
Quando diagnosticado a partir dos 4 anos de idade, o transtorno geralmente persiste na vida adulta, mesmo que o perfil dele mude ao longo do desenvolvimento da pessoa.
Prognóstico
Agora que você já sabe quais são os sintomas e como se dá o diagnóstico, é importante entender de que maneira o transtorno afeta a vida da criança. Em geral, as crianças com prejuízos na linguagem têm prognóstico pior, pois são mais resistentes ao tratamento e apresentam muitas dificuldades de compreensão.
Além disso, o transtorno da linguagem está muito associado a outros transtornos do neurodesenvolvimento que também causam dificuldade de aprendizagem e comunicação, como o transtorno do espectro autista (TEA), transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), além do transtorno da comunicação social.
Como uma das causas, está o fato de que transtorno pode ser hereditário, ou seja, um histórico familiar de transtornos de fala e linguagem está geralmente presente.
No artigo de hoje, falamos um pouco sobre o transtorno da linguagem, um dos transtornos da comunicação, que é diagnosticado no período de desenvolvimento da comunicação da criança.
Como dito, o transtorno pode estar associado a outro transtorno do neurodesenvolvimento, como o transtorno do espectro autista. Para saber mais sobre o TEA, clique aqui.
Fonte: DSM-5