Transtorno Dismórfico Corporal: entenda o que é nest post

O Transtorno Dismórfico Corporal é um transtorno relacionado ao Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC), e gera muitos problemas ao indivíduo que o sofre.

No artigo de hoje, vamos explicar melhor o que é, quais os sintomas e causas do transtorno dismórfico corporal, por isso, não deixe de acompanhar.

O que é o Transtorno Dismórfico Corporal?

O Transtorno Dismórfico Corporal, também conhecida como Síndrome da Feiura Imaginada, é caracterizado pela preocupação excessiva dos indivíduos sobre um ou mais defeitos e falhas percebidas em sua aparência. Esses indivíduos acreditam que as falhas deixam sua aparência feia, sem atrativos ou deformada.

O transtorno está relacionado à autoestima e pode ser leve, levando o indivíduo a acreditar que tem um corpo “não adequado”, mas também pode chegar ao nível de a pessoa se sentir “como um monstro”.

Em muitos casos, quem tem o transtorno foca em detalhes que não são nem percebidos pelas outras pessoas, como a assimetria do corpo, tamanho do nariz, acne, pelos, etc.

Essa preocupação causada pelo transtorno é muito difícil de controlar, e aparece durante, em média, 3 a 8 horas por dia, afetando significativamente a vida do indivíduo, que pode machucar o próprio corpo e, em casos mais graves, cometer suicídio.

Quais são as causas do transtorno?

Transtorno Dismórfico Corporal

O transtorno pode ter causas múltiplas e atinge, em geral, as pessoas mais jovens — dois terços dos indivíduos com o transtorno têm seu início antes dos 18 anos.

Uma das principais causas está ligada ao ambiente no qual a pessoa está inserida, e pode decorrer, por exemplo, de abuso infantil ou negligência na infância.

Além disso, o transtorno também pode ser hereditário. A prevalência do transtorno é elevada em parentes de primeiro grau de indivíduos com TOC.

Como aparecem os sintomas?

Como você viu, o transtorno é caracterizado pela insatisfação com o corpo, mas como percebe-lo? Para isso, é necessário ficar atento a alguns comportamentos:

  • Comparar a própria aparência com a de outras pessoas;
  • Examinar os defeitos ou falhas repetidamente, sempre que se tem acesso a um espelho ou superfície refletora;
  • Arrumar-se de maneira excessiva, seja arrancando pelos, se penteando ou depilando;
  • Aplicar maquiagem repetidamente com o fim de camuflar as falhas do corpo ou cobrir a área indesejada;
  • Fazer exercícios físicos em excesso e levantar muito peso;
  • Procurar procedimentos estéticos repetidamente;
  • Preocupação excessiva com detalhes do próprio corpo que muitas vezes não são perceptíveis ou que parecem normais para as outras pessoas;
  • Comportamentos que causam sofrimento no corpo da pessoa, como beliscar a pele, arranhar ou cortar;
  • Isolamento social ou ansiedade causada pelas falhas do corpo.

Os sintomas do transtorno dismórfico corporal causam sofrimento físico e psíquico nas pessoas, inclusive atrapalhando seu desempenho na vida.

Diante da persistência dos comportamentos, é fundamental buscar um psiquiatra para iniciar o tratamento o mais breve possível, pois isso evita que o transtorno traga prejuízos mais graves à pessoa.

No artigo de hoje, você conheceu um pouco sobre o Transtorno Dismórfico Corporal.

Já que chegou até aqui, que tal conferir um artigo sobre a Compulsão Alimentar, outro transtorno que pode gerar baixa autoestima relacionada ao corpo?

Compartilhar este post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário