Se você se esqueceu de tomar seu cafezinho e teve dores de cabeça e dificuldade de concentração durante o dia, cuidado! Esses podem ser sinais da abstinência de cafeína.
Quando o hábito de beber café vira um vício pode trazer graves problemas à saúde, incluindo cefaleia, sonolência, irritabilidade, dentre outros sintomas.
Nesse artigo, conheça as consequências da abstinência de café pela ótica da psiquiatria e veja como lidar com essa situação.
Quais são os sinais da abstinência de cafeína?
A tentativa de parar o consumo do café de forma repentina pode ser causa de incômodo e sofrimento.
De acordo com o “Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais” DSM-V, alguns sinais da abstinência incluem o comprometimento do desempenho comportamental e funcional, refletindo na falta de motivação para trabalhar, desânimo em praticar atividades físicas e problemas com a sociabilidade. Além disso, náuseas e dores musculares também são indícios observados.
Confira os sintomas mais comuns da abstinência de café:
- Cefaleias: a abstinência de cafeína pode provocar dores de cabeça intensas, o que acontece devido à pressão nos vasos sanguíneos do cérebro. Normalmente, as dores têm início entre 12 a 24 horas após a ingestão da última dose de cafeína e atingem seu pico após um ou dois dias de abstinência. No entanto, costumam desaparecer rapidamente após o consumo de uma nova dose de cafeína, entre 20 a 60 minutos em média.
- Falta de atenção: a cafeína estimula o sistema nervoso e aumenta a capacidade de concentração. Ao cortar o consumo de forma abrupta, as substâncias químicas que influenciam no aumento do foco demoram a ser enviadas, resultando em déficit de atenção.
- Fadiga: a abstinência de cafeína afeta diretamente os receptores de adenosina, substância responsável pela sensação de sonolência e cansaço. O consumo frequente de café faz com que o cérebro produza mais receptores de adenosina, assim, quando a pessoa deixa de consumir a cafeína, enfrenta problemas como sonolência e baixo rendimento de suas atividades.
Abstinência de cafeína: como lidar com essa situação?
O tratamento contra a abstinência de café é baseado na readministração das doses de forma gradual e progressiva. A recomendação é que você não cometa o erro de parar totalmente, pois há grandes chances de voltar a beber ao sentir os primeiros sintomas. Dessa forma, cria-se um ciclo de dependência.
Uma dica é substituir o consumo de café por água ou suco durante o dia, assim, você satisfaz sua necessidade de ingestão de líquidos. Outra opção é alternar o consumo do café regular pelo descafeinado, até conseguir eliminar a ingestão contínua de cafeína.
Preocupe-se em dormir bem
Um dos principais resultados da abstinência de cafeína é a reestruturação das fases do sono, afetando, por exemplo, na qualidade do sono profundo e causando insônia.
De fato, problemas com o sono levam muitas pessoas a buscar na cafeína a solução para lidar com o cansaço e a falta de concentração. Portanto, durma melhor, pratique atividades físicas e faça relaxamentos, assim, o consumo de cafeína não será tão necessário.
Para te ajudar a lidar com transtornos de insônia e noites mal dormidas sugerimos a leitura do nosso artigo sobre o tema bem aqui.