Transtorno de Insônia ou apenas noites mal dormidas? Entenda a diferença aqui.
Você está com dificuldades para dormir ou manter o sono e por isso anda cansado e com dificuldade de viver com qualidade? Pode ser transtorno de insônia!
No post de hoje, vamos trazer o que é e quais são os principais sintomas, assim, você pode entender se está realmente com um transtorno de insônia ou apenas passando por um período de noites mal dormidas.
Continue a leitura para saber mais!
O que é o transtorno de insônia
O transtorno da insônia é um dos transtornos do sono-vigília, sendo caracterizado pela insatisfação quanto à quantidade ou qualidade de sono. Sabe quando você dorme, mas sente que não conseguiu descansar ou quando acorda repetidas vezes durante a noite?
A insônia pode acometer as pessoas de maneiras diferentes, mas em geral, essas dificuldades no sono acabam interferindo na vida do paciente, trazendo prejuízo social e profissional.
A insônia pode ocorrer em diferentes períodos de sono, e pode aparecer ou no início (o que impede a pessoa de dormir na hora certa), no meio (fazendo com que a pessoa desperte várias vezes durante a noite) ou no final (o que faz a pessoa despertar muito tempo antes da hora sem conseguir retornar ao sono).
A prevalência da insônia é bastante alta (cerca de um terço dos adultos relata esse problema), mas em alguns momentos pode sim ser confundido apenas como noites mal dormidas.
Então como saber se é transtorno de insônia ou apenas um período ruim?
Veja os sintomas a seguir.
Sintomas e diagnóstico
Para saber se você está com transtorno de insônia mesmo, é preciso consultar um psiquiatra a partir da percepção de um ou mais dos sintomas que estão a seguir:
- Dificuldade para iniciar o sono;
- Dificuldade para mantes o sono;
- Despertar antes da hora e não conseguir voltar a dormir;
- A perturbação no sono causa sofrimento e prejuízo funcional e várias áreas da vida;
- Problemas de humor decorrentes da falta de sono;
- Cansaço mesmo após uma noite de sono;
- As dificuldades do sono aparecem pelo menos três noites por semana;
- Você já sente essa dificuldade há pelo menos três meses;
- Não consegue dormir mesmo em boas condições;
- A insônia não é atribuída a outros fatores como problemas respiratórios, uso de medicamentos ou abuso de drogas ilícitas;
- Não existem outros transtornos mentais comórbidos que explicam a insônia.
Para fazer o diagnóstico correto, é preciso acompanhamento psiquiátrico ao paciente durante algum tempo, a fim de observar o sono (em que fases a insônia aparece, contexto do paciente), verificar a gravidade dos sintomas e sua duração.
Tratamento
Após o diagnóstico, o paciente pode iniciar seu tratamento com auxílio médico. Alguns dos tratamentos possíveis envolvem a higiene do sono, meditação e atividades físicas. No entanto, se essas mudanças na rotina não trouxerem resultados, é importante passar a um tratamento com terapia e medicamentos.
Porém, lembre-se que você nunca deve iniciar um tratamento com medicamentos por conta própria, consulte sempre um psiquiatra.
No post de hoje, falamos sobre o que é e quais os sintomas do transtorno de insônia. Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Siga nossas redes sociais!