Quais os motivos para fazer terapia? Em 2022, a plataforma de saúde mental Zenklub divulgou os resultados de uma pesquisa realizada para entender quais os principais motivos que levam os pacientes à terapia.
Assim, chegou a 6 motivos mais comuns, que influenciam no dia a dia dos indivíduos.
Neste post, você verá quais são os motivos mais comuns para fazer terapia e os benefícios que o apoio psicológico pode trazer à vida dos pacientes!
6 motivos para fazer terapia
Segundo a pesquisa realizada entre janeiro de 2021 e julho de 2022 pela plataforma Zenklub, os motivos que mais levam os pacientes aos consultórios são:
1. Tratamento da ansiedade
2. Busca pelo autoconhecimento
3. Melhora na autoestima
4. Problemas nos relacionamentos
5. Conflitos amorosos
6. Angústias
O Brasil é um dos países mais ansiosos do mundo, portanto, o resultado não surpreende. Além disso, a pandemia trouxe novas angústias e sentimentos difíceis de lidar, como o luto. E tudo isso influencia na necessidade de pedir ajuda.
Outros motivos como autoconhecimento e autoestima são essenciais para o bem-estar dos indivíduos. Portanto, buscar a terapia é uma forma de lidar com as próprias questões e entender melhor a própria caminhada.
Por fim, os relacionamentos e conflitos amorosos são motivos comuns e muito trabalhados.
Benefícios da terapia
Em todos esses casos, buscar a terapia é realmente uma excelente alternativa.
No entanto, esses não são os únicos motivos! Você pode buscar apoio psicológico sempre que sentir necessidade. Afinal, fazer terapia traz inúmeros benefícios à saúde mental. Veja:
Autoconhecimento
Quando nos conhecemos, fica mais fácil entender a forma de viver a vida; por que fazemos nossas escolhas; quais são nossos valores; o que desejamos, etc.
Assim, o autoconhecimento é fundamental para a tomada de decisões, compreensão de nossos desejos e qual o melhor caminho a ser seguido baseado no que temos disponibilidade e habilidade para fazer.
Tratamento de transtornos
Em alguns casos, a terapia é uma indicação médica para tratamento de transtornos como ansiedade e depressão.
Com a terapia, o paciente aprende a lidar com os sintomas dos transtornos e pode viver com mais bem-estar.
Inteligência emocional
A inteligência emocional é a habilidade que nos ajuda a dar nomes e administrar nossos sentimentos.
Assim, com as sessões de terapia o paciente aprende a distinguir o que está sentindo, percebendo as reações do corpo em cada momento, e torna-se capaz de formular o que será feito a partir disso.
Compreensão sobre os relacionamentos
A terapia é uma excelente forma de entender mais sobre os relacionamentos — para compreender de que forma nossos próprios sentimentos e crenças influenciam nos relacionamentos (amorosos ou não) ou para perceber como o outro nos influencia.
Em resumo, a terapia é uma forma de autocuidado, e oferece as ferramentas que precisamos para lidar com as mais diversas questões da vida com tranquilidade.
Quando fazer terapia
Que tal incluir esse processo em sua vida? O processo terapêutico pode ser iniciado a qualquer momento e fase da vida!
Então, se você deseja iniciar um acompanhamento psicológico para trabalhar quaisquer questões que estejam atrapalhando seu desenvolvimento pessoal, consulte um psicólogo ou psiquiatra!
Conheça o trabalho da Dra. Jaqueline Bifano e agende sua consulta online!