Vamos falar sobre autoconhecimento? Confira 12 dicas práticas para desenvolvê-lo.

Você sabe como desenvolver autoconhecimento?

A busca pelo autoconhecimento deve ser vista como uma forma de estabelecer uma relação de respeito consigo mesmo.

Isso porque se conhecer é entender suas potencialidades, mas também compreender suas fraquezas e aceitá-las, entender os tempos de seu corpo, acolher os momentos bons e ruins…

Por isso, a seguir vamos explicar melhor sobre a importância de desenvolver autoconhecimento e também algumas dicas práticas para fazer isso diariamente.

Por que desenvolver autoconhecimento

a importância do autoconhecimento

O que eu quero? O que eu posso me permitir fazer? O que eu posso fazer agora? O que eu gostaria de mudar? Essas são perguntas que muitas vezes não apresentam respostas objetivas, mas que podem ser respondidas ao longo da vida quando você pratica o autoconhecimento.

Quando você se conhece, conhece também seus limites e entende até onde você pode ir por uma situação ou uma pessoa, por exemplo. Isso é fundamental para que você direcione sua energia para as coisas que fazem bem e não te esgotam emocionalmente.

Nesse sentido, também auxilia muito na hora de tomar decisões, pois ajuda a saber quando dizer sim ou não para determinada coisa ou situação.

O autoconhecimento é igualmente importante para encontrar suas potencialidades, isto é, saber quais são as coisas que você faz bem e o que gosta de fazer. Entender esse ponto é fundamental para ter uma vida profissional e acadêmica mais satisfatórias, fazendo coisas que estejam dentro do seu propósito.

Com o autoconhecimento, você também passa a compreender os tempos de seu próprio corpo e aceitar seus fluxos. Afinal, existem momentos em que não estamos bem, e outros em que estamos com muita vontade de fazer de tudo, e entender esses movimentos do corpo é fundamental para agir (ou não) na vida.

12 dicas práticas para se autoconhecer

Agora que você já sabe por que é tão importante se autoconhecer, veja dicas práticas para fortalecer isso no dia a dia:

1- Faça terapia

A psicoterapia é uma das melhores formas de se conhecer, pois através da fala e da escuta de si mesmo você consegue refletir, estabelecer conexões e entender coisas que talvez não pudesse antes. Além disso, pode contar com o apoio da psiquiatra, uma profissional preparada para escutar e guiar sua fala para que você consiga ir cada vez mais fundo em si.

2- Medite

meditação ajuda no autoconhecimento

A meditação é um exercício que auxilia muito no desenvolvimento da intuição, uma capacidade muito importante para a tomada de decisões e aumento da percepção. Além disso, ajuda a relaxar a mente, trazendo mais clareza às ideias.

3- Escreva sobre seus sentimentos

Assim como na terapia, em que você fala, a escrita também pode ser uma forma de visualizar e entender seus sentimentos, vontades, sensações, etc. Quando você escreve o que sente consegue ter acesso a isso de forma mais objetiva e o que antes parecia muito abstrato se torna palpável.

4- Experimente coisas novas

Como saber todas as coisas que você gosta de fazer se todos os dias você faz mais do mesmo?

Uma das formas de conhecer a si é conhecer coisas novas, entender o que de diferente pode te afetar, quais outras possibilidades você pode ter na vida… Por isso, sempre que puder, modifique alguma coisa na sua rotina (desde o prato que pede no restaurante até o roteiro da viagem de fim de ano) e descubra um mundo novo e como você se vê nele.

5- Aceite que você é uma pessoa única

Quando você se compara e deseja ser como outra pessoa, está negando quem é. Para o autoconhecimento, é fundamental que você aceite que é um indivíduo único no mundo, e justamente aí que está sua beleza.

6- Responsabilize-se apenas pelo que é seu

Muitas vezes, nos responsabilizamos demais pelo que os outros podem estar pensando de nós ou o que os outros podem sentir com relação à nossa presença… Mas e o que você sente com relação a si? Evite focar no que é do outro e não está sob seu controle e experimente focar mais em sua autopercepção.

7- Pratique a auto-observação

Quando você vai a um lugar e não se sente bem, você se permite observar as reações que seu corpo tem? Você se permite observar como reage diante de suas relações interpessoais? Observar como nos comportamos diante das situações é fundamental para entender se aquele espaço/evento/grupo de pessoas nos faz bem ou não.

8- Cuide de si

Cuidar de si também é um ato de compreender o que você precisa no momento, ou seja, é um ato de autoconhecimento e autoestima. Experimente fazer mais as coisas que você gosta, fazer mais o que te faz bem e amar mais a si para ver o que acontece…

9- Mantenha a mente aberta

Mantenha sua mente aberta para novas vivências, para a diversidade dos corpos, para narrativas diferentes da sua… tudo isso ajuda a compreender o mundo em que está inserido e, consequentemente, compreender quem é. Não se feche nas opiniões que já estão formadas, permita-se estar em movimento.

10- Entenda que você precisa de ajuda

Como já dito, o autoconhecimento é fundamental para entender seus limites, e é compreendendo seus limites que você consegue aceitar que precisa de ajuda. Ninguém precisa e nem dá conta de fazer tudo sozinho, entenda isso e se permita dividir os pesos.

11- Escute seu corpo

Nosso corpo carrega em si todos os saberes, só precisamos escutá-lo para saber o que ele tem para nos dizer. Por isso, diariamente tire um momentinho para escutar seu corpo, fique em silêncio e apenas se perceba.

12- Questione-se

A última dica é questionar-se! Quando você pensar ou sentir algo, questione de onde vem essa percepção ou sensação, tente entender os gatilhos, as fontes de saber, a memória dessa ideia… Isso ajuda você a manter a mente aberta também.

E aí, o que achou das dicas para desenvolver o autoconhecimento? Se você gostou do conteúdo e deseja ver mais sobre o assunto, siga nossas redes sociais!

Compartilhar este post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário