Você sabia que uma pessoa ansiosa sente muitas dificuldades no dia a dia, e muitas vezes não consegue fazer atividades que parecem simples e corriqueiras? Pois é, isso se dá devido ao transtorno, que prejudica a vida em diversos âmbitos.
Sendo assim, é preciso buscar formas alternativas que ajudem a pessoa a lidar com o transtorno e levar uma vida mais tranquila.
Por isso, no post de hoje vamos trazer 18 maneiras para lidar com a ansiedade no dia a dia. Praticamente todas as dicas são simples de colocar em prática, é preciso apenas que você comece, aos poucos, a inseri-las na rotina.
Para saber mais sobre como diminuir a ansiedade, continue lendo!
O que é a ansiedade
A ansiedade é um transtorno cada vez mais comum (no Brasil, cerca de 9% das pessoas são ansiosas), que acomete as pessoas de maneira que elas tenham dificuldade de estar no presente e sentem preocupação excessiva com o futuro.
Uma pessoa ansiosa pode ter dificuldade de fazer atividades cotidianas com leveza, e dificilmente consegue se concentrar e aproveitar os processos, pois está sempre tensa com os resultados.
A ansiedade pode ser causada por vários fatores, incluindo a genética, rotina estressante ou algum trauma que a pessoa tenha vivido na vida.
Para conseguir lidar com a ansiedade, é preciso, também, conhecer os sintomas que podem aparecer em decorrência dela.
Quais são os principais sintomas?
Entre os principais sintomas da ansiedade podemos citar:
- Tensões no corpo, que podem levar a dores musculares;
- Inquietação;
- Sudorese;
- Angústia recorrente sobre a vida profissional, pessoal e acadêmica;
- Sensação de impotência diante da vida;
- Sensação de cansaço;
- Insônia;
- Dificuldade de concentração;
- Medos irracionais.
Veja 18 dicas para lidar com a ansiedade
Agora que você já sabe o que é e quais os principais sintomas, confira 18 dicas que certamente ajudarão a diminuir a ansiedade:
1- Mantenha uma alimentação saudável
Alguns alimentos, como os peixes ricos em ômega 3 e as oleaginosas, auxiliam na liberação da serotonina, hormônio da satisfação, o que pode auxiliar no controle da ansiedade. Além disso é importante buscar alimentos que diminuam os níveis de cortisol, e manter a alimentação da rotina sempre balanceada, rica em alimentos diversos.
2- Pratique meditação
A meditação é uma excelente atividade para quem vive sempre no futuro, pois mantem o corpo e a mente no presente, livre de pensamentos exteriores. Experimente praticar um pouquinho a cada dia.
3- Pratique esportes
Os esportes são fundamentais, pois ajudam a relaxar as tensões do corpo e também são excelentes para quem tem dificuldade de dormir pela ansiedade.
4- Mantenha um bom convívio social
Ter um bom convívio com pessoas que você gosta é fundamental, mas além disso, se afastar de pessoas que não fazem bem também auxilia na diminuição da ansiedade.
5- Organize sua rotina
A organização é uma ótima ferramenta contra a ansiedade, pois assim, você tem tudo o que precisa ser feito organizado e de forma visível. Isso ajuda você a entender que não está esquecendo de nada, e também que terá tempo suficiente para fazer tudo no dia.
6- Aprenda a respirar corretamente
Quando estiver se sentindo ansioso, pare tudo o que está fazendo e preste atenção em sua respiração. Em seguida, faça séries de respirações bem profundas, lentamente.
7- Não dê tanta atenção a pensamentos negativos
Quando os pensamentos negativos aparecerem dizendo que você não vai conseguir, ou não vai dar tempo, entre outros pensamentos de ansiosos, tente não dar atenção. Nesses momentos você pode tentar a dica anterior, além de escrever ou tentar nomear esse pensamento.
8- Entenda que nem sempre é sobre você
Muitas vezes, as pessoas ansiosas acreditam que tudo o que está acontecendo “de errado” é derivado de algum ato que tenham cometido. Mas tente entender que nem sempre é sobre você, e você não pode controlar tudo.
9- Não se cobre tanto
Diminua a cobrança que existe sobre seus ombros, afinal, muitas vezes é você quem está se atribuindo esse peso. Permita-se cometer erros, sentir dificuldades e não dar conta de tudo (mesmo que tudo esteja organizado). Imprevistos acontecem e ninguém é perfeito.
10- Evite alimentos e bebidas estimulantes
Em alguns casos, é importante diminuir o consumo ou evitar alimentos e bebidas estimulantes, como álcool, café e energéticos, pois podem causar mais ansiedade.
11- Tenha um hobby
Ter um hobby é uma ótima forma de fazer algo no presente, de focar em algo que você ama e esquecer tudo o que está ao redor.
12- Afaste-se de situações que deixem você ansioso
Quanto mais você se conhece, mais entende que algumas situações causam ansiedade. Por isso, tente diminuir seu contato com essas situações, seja lugares, pessoas ou eventos.
13- Tenha uma boa rotina de sono
Dormir é fundamental para relaxar o corpo e permitir que sua mente descanse. Assim, quem é ansioso precisa estabelecer uma boa rotina de sono.
14- Tenha tempo para descansar
Tenha sempre seu tempo de descanso estabelecido, e não tente fazer coisas o tempo todo. Sua mente precisa entender que você vai fazer pausas sim, e que aproveitar um momento no presente apenas para contemplar a vida é importante.
15- Beba bebidas relaxantes
Quando a ansiedade bater, beba uma bebida relaxante, como um suco ou chá quentinho.
16- Aprenda técnicas de relaxamento
Algumas técnicas de relaxamento são muito eficazes no dia a dia das pessoas ansiosas, e podem ajudar desde um momento de muita ansiedade até a hora de dormir.
17- Não racionalize tudo
As pessoas ansiosas tendem a racionalizar tudo, por isso estão sempre pensando no futuro. Então, tente diminuir sua carga mental sobre as coisas e viva mais o presente como está sendo apresentado.
18- Faça terapia
A terapia é uma excelente maneira de entender como funciona sua mente ansiosa e encontrar maneiras de lidar com ela. Em alguns casos, quando está difícil de controlar a ansiedade apenas com a terapia, o apoio psiquiátrico também se faz necessário.
Se você se identificou com os sintomas e experimentou colocar nossas dicas em prática mas sentiu que ainda não consegue controlar sua ansiedade sozinho, marque uma consulta com a Dra. Jaqueline Bifano!