Como melhorar a autoestima? Confira 18 dicas que funcionam.

A autoestima se trata da percepção que temos de nós mesmos, a forma como nos validamos e construímos nossa vivência.

No entanto, a rotina é muitas vezes repleta de autocrítica, autocensura, violência e sentimentos de inferioridade, pois não conseguimos desenvolver a autoestima.

No entanto, para vivermos bem é fundamental construir essa “estima de si” e se tratar com respeito e afeto.

Por isso, no post de hoje nós vamos trazer 18 dicas de como melhorar a autoestima, que podem ajudar você a recompor sua relação consigo mesmo e com o mundo.

18 dicas para melhorar a autoestima

dicas de como melhorar a autoestima

Quer saber quais são as dicas? Continue a leitura!

1) Invista em autoconhecimento

A primeira dica é investir no autoconhecimento, afinal, isso será a base para diversas outras que virão a seguir!

2) Evite fazer comparações

evite fazer comparações para melhorar a autoestima

Na realidade, a grama do vizinho nem sempre é mais verde, viu? Por isso, não se compare com outras pessoas, cada um tem seu próprio caminho e o seu não é menos válido que o de ninguém.

3) Busque melhorar seus pontos fracos

A partir do autoconhecimento você conseguirá entender quais são os seus pontos fracos, o que está atrapalhando você na hora de conquistar as coisas, ou de estabelecer as relações. Assim, conseguirá melhora-los, mas lembre-se que isso leva tempo!

4) Aceite que não pode ser bom em tudo

O mundo cobra que a gente seja bom em tudo o tempo todo, não é? Pois bem, essa cobrança não é saudável, e muitas vezes vem de nós mesmos. Por isso, é muito importante que entendamos que não seremos bons em tudo, e nem daremos conta de tudo (por mais capazes que sejamos). E está tudo bem!

5) Busque ajuda profissional

Fazer terapia é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua autoestima! Buscar a ajuda de um psicólogo ou psiquiatra vai auxiliar você a desenvolver sua inteligência emocional e se autoconhecer.

6) Aproxime-se de pessoas que te façam bem

dicas para autoestima: fique perto de pessoas que te fazem bem

Nosso círculo social é muito importante, afinal, não conseguimos viver sozinhos! Mas é fundamental que nos aproximemos de pessoas que fazem bem, que não nos criticam ou diminuem. Fique perto de quem te respeita.

7) Entenda que as vezes não é sobre você

Receber uma resposta rude, ter pouca atenção das pessoas, nunca receber um elogio… entenda que essas coisas podem não estar relacionadas a você e a forma como você faz as coisas, mas com as outras pessoas.

8) Aprenda a lidar com as vozes da sua cabeça

Sabe quando você está falando em público ou expressando alguma opinião e as vozes da sua cabeça começam a dizer que ninguém está gostando do que você está dizendo, ou que o que você fala é errado? Em geral, essa sensação é apenas sua, sabia?

É, porque na grande maioria das vezes as pessoas não estão pensando isso de verdade (afinal, você nem sabe o que se passa na cabeça das outras pessoas!), mas a sua insegurança diz que sim.

9) Promova atos de autocuidado

Tente, todos os dias, promover algum ato de autocuidado. Assim, tire um tempinho para cuidar da pele, tomar um banho mais demorado, comer algo delicioso ou apenas não fazer nada, você escolhe. O importante é que você entenda que pode (e deve!) ser mimado.

10) Estabeleça seus limites

Uma das formas de melhorar a autoestima é estabelecer limites. Muitas vezes, em relacionamentos, trabalho etc, realizamos mais do que é saudável para nós, e por isso acreditamos que não damos conta de ser amados, ou de ser profissionais competentes.

11) Aprenda a se perdoar

aprenda a perdoar-se

Algo que é fundamental compreender é que humanos cometem erros! Por isso, não fique aí se culpando porque cometeu um erro. Ao fazer algo que não foi legal, tente entender o porquê de você ter feito e por que não foi um bom ato, e busque melhorar. Ficar se culpando não vai resolver as coisas, e só vai diminuir o afeto que você sente por si.

12) Seja honesto com você

Não está se sentindo bem e por isso não quer sair com os amigos? Não consegue desempenhar seu trabalho porque está muito cansado? Não quer fazer as atividades do dia pois escolheu descansar? Seja honesto com você e respeite suas escolhas, elas são muito importantes.

13) Comemore suas vitórias

Já falamos que a culpa geralmente bate muito forte, não é? Mas e suas conquistas, você dá o mesmo grau de importância a elas? Muitas vezes nós priorizamos os erros, porque acreditamos que apenas eles nos definem, mas comemorar as vitórias e entender que somos capazes de fazer as coisas é fundamental para melhorar a autoestima!

14) Mantenha-se no presente

Manter-se no presente é muito importante para melhorar a autoestima, afinal, pessoas ansiosas tendem a ficar buscando a perfeição de atos que ainda nem cometeram, pois já estão pensando no futuro.

15) Tenha metas reais

Muitas vezes acreditamos que não somos capazes de fazer as coisas porque nossas metas são muito maiores do que a realidade. Por isso, é importante aprender a colocar os pés no chão na hora de estabelecer os objetivos e pensar o que é realmente possível de ser posto em prática.

16) Faça uma atividade física que agrade

faça atividade físicas para melhorar a autoestima

As atividades físicas são muito importantes para a autoestima, pois ensinam várias coisas sobre nós mesmos. Escolha a que mais gosta (seja academia, dança, natação…) e comece a praticar.

17) Não espere a opinião dos outros para fazer as coisas

Quando você depende da opinião de terceiros para fazer algo que quer, provavelmente não irá fazer! Então, se você quer fazer algo e acredita que é possível, faça mesmo sem ter a validação de alguém.

18) Se permita ser você

Se permitir ser você é um ato muito corajoso, e é também um dos mais poderosos que você pode realizar! Quando você se permite fazer o que deseja, na hora que deseja, se vestir da forma que mais gosta, trabalhar com algo que ama etc, você está se permitindo viver da melhor forma, e você merece isso!

Gostou das dicas de como melhorar a autoestima? Siga nossas redes sociais para ver mais conteúdo como esse!

Compartilhar este post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário