Professores: como ajudar no aprendizado de crianças autistas

A preparação para o aprendizado de crianças autistas permite entender melhor as reais necessidades e desafios envolvidos, incluindo compreender fatores, como a dificuldade de comunicação, interação social e comportamental da criança dentro de sala.

Portanto, se você é professor e quer trazer estratégias de ensino adaptadas às necessidades de crianças com o espectro autista, continue a leitura desse artigo que vamos te apresentar dicas valiosas.

Estabeleça uma rotina previsível no aprendizado de crianças autistas

Uma das dificuldades enfrentadas por crianças autistas na escola é a incerteza sobre sua rotina. Estruturar aulas que tragam previsibilidade é uma maneira de diminuir a ansiedade dos alunos com autismo, além de evitar distrações. Procure mostrar a seu aluno um cronograma para que ele possa seguir. Essa é uma ótima forma de auxiliá-lo a lidar com as mudanças necessárias.

Utilize uma linguagem clara e objetiva na comunicação com a criança

dicas de professores de crianças autistas

Para manter uma comunicação eficaz com o aluno autista em sala de aula, evite o uso de gírias e jargões. É sempre melhor buscar uma linguagem simples que não cause ruídos no aprendizado. Além disso, é importante que você se preocupe em estabelecer uma conversa respeitosa, a fim de ajudar a criança a se sentir compreendida.

Outra estratégia é fornecer um tempo adequado para que a criança processe as informações. Portanto, não tenha pressa durante o diálogo.

Evite a sobrecarga sensorial no aprendizado de crianças autistas

Como educador, é fundamental compreender que algumas crianças autistas possuem uma sensibilidade sensorial intensa, principalmente quando expostas a barulhos e iluminação excessiva. Em muitos casos, a hipersensibilidade pode afetar a capacidade da criança processar e reagir à estímulos sensoriais, o que atrapalha na concentração do aluno autista em aula.

Pense na adaptação do ambiente escolar como forma de administrar melhor a esses estímulos, incluindo em suas aulas:

  • Técnicas de relaxamento, como exercícios de respiração
  • Cores calmas no ambiente para torná-lo mais aconchegante
  • Imagens e recursos visuais para facilitar a explicação
  • Atividades motoras que trabalhem a sensibilidade

Dê à criança a oportunidade de escolher

dicas de professores de crianças autistas

Escolher é uma forma de proporcionar à criança autista a sensação de controle, além de ajudá-la a construir sua autonomia e confiança. Portanto, ofereça a seu aluno a oportunidade de escolher suas atividades preferidas, materiais de aula e até mesmo sua carteira. Isso fará com que ele fique mais tranquilo e sinta-se integrado no ambiente escolar.

Promova a interação com as outras crianças em sala de aula

Para facilitar o aprendizado de crianças autistas, nada melhor que criar um espaço inclusivo onde eles possam desenvolver suas habilidades sociais e aprender com os colegas. Como professor, você pode pensar em incluir atividades coletivas, como jogos, pinturas e contação de histórias em grupo. No entanto, atente-se às reações da criança durante a atividade e prefira realizar sempre as que ela se sinta mais confortável.

Nesse artigo, você aprendeu várias metodologias de ensino para aplicar em sala de aula com crianças autistas. É fundamental que você converse com os familiares e entenda se a criança tem autismo para traçar sempre a melhor abordagem.

Compartilhar este post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário