A pergunta “meu filho tem autismo?” tem se tornado mais recorrente, devido ao aumento de informações sobre o Transtorno do Espectro Autista.
Assim, para ajudar aos pais que têm interesse em entender melhor o TEA a fim de identificar sintomas nos filhos, preparamos este artigo.
Compreender os sintomas mais comuns é muito importante para buscar o diagnóstico precoce, então se você deseja saber se o seu filho tem autismo continue acompanhando.
Como saber se o seu filho tem autismo: principais sintomas
Dificuldade em fazer contato visual
Se seu filho não consegue olhar você nos olhos, ou não consegue manter contato visual por muito tempo, fique atento. Esse sinal normalmente é um dos primeiros a aparecer, e se dá porque o contato visual pode deixar as crianças autistas estressadas e intimidadas.
Não atender quando é chamado
Um sintoma muito comum é a criança com TEA não atender quando é chamada pelo nome ou quando alguém fala diretamente com ela.
Dificuldade em se comunicar
Estima-se que entre 25 e 50% das crianças autistas não desenvolvam a comunicação oral. Então, caso seu filho não comece a falar na hora em que a maioria das crianças inicia sua verbalização, é importante buscar ajuda.
Movimentos repetitivos
Qualquer movimento corporal realizado com muita repetição deve ser observado com atenção.
Repetição de frases
A repetição de frases, como repetir o que acabou de ser ouvido ou falas de filmes, etc, é chamada de ecolalia, e é um sintoma do autismo em crianças.
Isolamento social
O isolamento social se dá pela dificuldade das crianças com TEA permanecerem em ambientes com gatilhos.
Ter interesses muito específicos
Manter interesses em atividades ou assuntos muito específicos, como computação, literatura, vida animal (entre outros), pode ser um sinal. Esse assunto é muito bem abordado na série Atypical, da Netflix. Veja mais dicas de filmes e séries sobre o tema.
Não gostar de luzes e sons fortes
Alguns estímulos sensoriais podem ser difíceis para as crianças no espectro, como sons altos ou luzes ofuscantes. As cores vibrantes e texturas também podem incomodar.
Ter apego a rotina
A criança com TEA precisa da rotina para se sentir segura, portanto se você perceber que seu filho é muito resistente às mudanças, vale procurar ajuda.
Ter pouca noção de situações perigosas
O último sintoma é que a criança normalmente fica alheia aos seus próprios pensamentos, então não tem muita noção sobre o que é ou não uma ação perigosa. Assim, pode se colocar em situações ameaçadoras sem perceber.
Tratamento para autismo na infância
O tratamento do autismo deve ser feito com um psiquiatra especializado no assunto, a fim de direcionar a intervenção corretamente.
Além disso, deve iniciar logo após o diagnóstico do autismo, portanto, é fundamental ficar atento aos sintomas para que o TEA seja diagnosticado precocemente.
Para realizar o tratamento, procure uma profissional de confiança, como a Dra. Jaqueline Bifano.
Como saber se seu filho tem autismo? Marque uma consulta com um psiquiatra