Saúde mental e liderança nas empresas: entenda a importância

Conversar sobre saúde mental e liderança nas empresas é muito importante, visto que há muitas doenças que surgem devido à rotina corrida e trabalhos difíceis.

Além disso, os líderes têm a missão de conduzir e zelar pela saúde da equipe, e precisa manter uma boa saúde mental.

Por isso, preparamos este artigo com dicas para os líderes desempenharem suas atividades ao mesmo tempo em que cuidam da saúde mental.

Então, veja, a seguir, mais sobre saúde mental e liderança nas empresas.

Saúde mental e liderança nas empresas

Em cargos de liderança, o estresse é muito alto. Afinal, são muitas cobranças e responsabilidades que vêm desde os superiores até os liderados.

Por isso, é comum que os líderes se sintam sobrecarregados e ansiosos, principalmente se contam com poucas ferramentas para lidar com essas situações.

Então, doenças como depressão, ansiedade e a síndrome de Burnout são cada vez mais frequentes.

Burnout e liderança

burnout nas empresas

A Síndrome de Burnout foi incluída na Classificação Internacional de Doenças – CID, da OMS, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2022.

Ela é caracterizada como doença ocupacional, pois é decorrente de um quadro de esgotamento físico e emocional, comum em pessoas que desempenham funções que exigem envolvimento intenso, como a liderança.

No entanto, a síndrome de Burnout está diretamente ligada ao âmbito profissional, por isso, não deve ser confundida a um quadro de estresse comum.

O Burnout é preocupante porque o Brasil é o 2º país com maior prevalência da síndrome.

Entre os principais sintomas do Burnout estão:

  • Sensação de esgotamento;
  • Apatia;
  • Desânimo;
  • Isolamento social;
  • Alterações repentinas de humor;
  • Alterações no sono;
  • Perda de interesse no trabalho;
  • Enxaqueca;
  • Palpitações;
  • Pressão alta;
  • Dores e tensão muscular;
  • Distúrbios gastrointestinais;
  • Cansaço constante.

Como cuidar da saúde mental

Quando uma pessoa chega ao Burnout, ela já passou de seu limite. Portanto, é fundamental que os líderes tomem muito cuidado com sua saúde mental, para que não cheguem nesse ponto.

Então, confira algumas formas de cuidar da saúde mental:

Faça terapia

Com a terapia, você consegue expressar suas frustrações, entender suas potencialidades, compreender o que pode fazer para tornar o ambiente de trabalho mais amigável…

Fazer acompanhamento com psiquiatra é uma forma de evitar que o estresse causado pelo ambiente de trabalho se torne algo mais grave.

Desligue do trabalho

Descanse! Tirar um tempo para esquecer do trabalho é fundamental. Afinal, é muito importante que você consiga separar a vida pessoal da profissional. Então, escolha um dia (ou o fim de semana todo, se possível) e aproveite.

Durma bem

O sono reparador é essencial para descansar o corpo e a mente. Portanto, não abra mão de dormir bem e faça a higiene do sono.

Diminua os estímulos

Que tal arquivar as mensagens relacionadas ao trabalho e verificá-las apenas em horários específicos? Além disso, você pode escolher o que deseja ver nas redes sociais, diminuindo a incidência de perfis sobre trabalho, por exemplo. Tudo isso ajuda a impor limites.

Como você viu, é muito importante cuidar da relação entre saúde mental e liderança nas empresas. E  o que você faz para lidar com a saúde mental no trabalho? Nos envie um comentário!

Para conferir mais conteúdo como esse, siga nossas redes sociais!

Compartilhar este post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário