O transtorno de ansiedade social é um tipo de ansiedade que acomete muitas pessoas. Também conhecido como fobia social, pode trazer prejuízos em diversos âmbitos da vida do paciente.
Assim, entender como o transtorno se apresenta é fundamental para reconhecer sintomas e fazer o diagnóstico, a fim de melhorar a qualidade de vida do paciente.
Então, continue a leitura e confira neste conteúdo o que é, principais sintomas e tratamento para fobia social.
O que é o transtorno de ansiedade social?
A ansiedade é um transtorno conhecido pelos medos infundados sobre o futuro e pensamentos catastróficos. Então, a fobia social também apresenta essas características voltadas ao âmbito social. Portanto, pode ser entendida pela dificuldade de interagir com as pessoas.
Assim, conversar, falar em público, comer e dançar, por exemplo, são dificuldades encontradas por quem apresenta esse transtorno.
E por que isso acontece?
O medo de julgamento é, normalmente, o pensamento mais presente. As pessoas que têm fobia social estão constantemente aflitas sobre o que as pessoas estão pensando sobre sua conduta, sendo assim, são vigilantes de si mesmas.
Esse transtorno impacta na vida social do indivíduo, que começa a se distanciar de possíveis eventos sociais, deixa de se expressar publicamente e não consegue desenvolver suas habilidades plenamente.
A fobia social começa a se manifestar na infância e pode ser causada por fatores genéticos ou ambientais. Assim, é fundamental ficar atento aos sintomas.
- Leia também: Qual a relação entre medo e ansiedade? Entenda aqui.
Principais sintomas
O Transtorno de Ansiedade Social aparece em sintomas físicos e emocionais. Assim, é importante ficar atento às mudanças de seu corpo durante sua presença em eventos sociais.
Os principais sintomas são:
- calor repentino;
- tontura;
- sudorese;
- tensão muscular;
- ruborização;
- espasmos;
- boca seca;
- náuseas;
- voz trêmula;
- aumento dos batimentos cardíacos;
- tremedeira;
- respiração acelerada;
- nervosismo;
- ataques de pânico;
- isolamento social.
Esses sintomas também são comuns na agorafobia, ansiedade causada pelo medo do perigo iminente em eventos sociais, espaços abertos e multidões.
Tratamento
O tratamento para o transtorno de ansiedade social se dá através da psicoterapia. Com acompanhamento do psicólogo ou psiquiatra, o paciente consegue identificar, questionar e enfrentar os pensamentos ruins que o impedem de se desenvolver.
Afinal, assim como os outros tipos de ansiedade, a fobia social é caracterizada por medos infundados, ou seja, não há, necessariamente, um julgamento por parte dos outros e sim pensamentos criados pela pessoa ansiosa.
Então, se você percebe os sintomas descritos em eventos sociais ou quando precisa se apresentar e falar em público, procure um psiquiatra para realizar o diagnóstico e logo iniciar o tratamento.
Além disso, existem algumas formas de controlar a ansiedade no dia a dia. Você pode conferir dicas para lidar com a ansiedade em nosso blog.
Isso é muito importante para ter mais qualidade de vida!
Esse artigo ajudou você a conhecer melhor o Transtorno de Ansiedade Social ou Fobia Social? Então acesse nossas redes sociais e veja ainda mais conteúdo informativo sobre o tema.