5 dicas para promover saúde mental no trabalho

O tema “saúde mental no trabalho” vem sendo abordado com grande preocupação nos últimos anos. A síndrome de Burnout, também conhecida como estresse ou esgotamento ocupacional, afeta cerca de 30% dos brasileiros e é responsável por grande parte dos afastamentos.

É importante lembrar que a maioria das pessoas passa grande parte do seu dia trabalhando. Sendo assim, as empresas precisam criar um ambiente de trabalho adequado, com práticas preventivas para evitar o problema.

No artigo de hoje, vamos trazer cinco dicas para você implementar na sua empresa e contribuir com a saúde mental de seus colaboradores.

1) Ofereça a psicoterapia como benefício à saúde mental no trabalho

promover saúde mental no trabalho

Incluir a psicoterapia como intervenção de apoio na empresa é uma das formas de melhorar o impacto negativo na produtividade, bem como na saúde dos trabalhadores.

Sua empresa pode procurar uma clínica de saúde mental e estabelecer parceria para a realização de sessões de psicoterapia em seus funcionários. Essa medida tende a gerar os seguintes benefícios:

  • Aumenta o engajamento da equipe
  • Reduz a taxa de turnover
  • Contribui para o clima organizacional
  • Evita atrasos ou faltas injustificadas

Além disso, a empresa que investe na psicoterapia como benefício, além de contribuir para o tratamento de distúrbios mentais nos funcionários, fortalece sua imagem empresarial.

2) Organize um questionário de feedback para avaliar o grau de satisfação

Saber quais são as percepções do seu funcionário sobre o trabalho é indispensável para manter relações saudáveis e consolidar valores. Antes de elaborar um questionário, tenha clareza no objetivo de sua pesquisa. Você pode querer avaliar fatores, como satisfação geral, condições de trabalho e expectativas do colaborador.

Um bom questionário de feedback permite avaliar pontos de melhoria e faz com que os trabalhadores sintam suas opiniões valorizadas. Em consequência, a motivação e envolvimento com a empresa crescem.

3) Forneça treinamentos e workshops para gerenciamento da saúde mental no trabalho

Embora seja um assunto pouco falado, sua empresa tem ótimos motivos para oferecer treinamentos sobre a saúde mental no trabalho.

Em primeiro lugar, muitos trabalhadores que sofrem de ansiedade ou depressão não entendem bem sobre a doença ou como ela pode afetar no trabalho. Por meio de treinamentos e workshops, você consegue informar e conscientizar seus colaboradores sobre como prevenir ou controlar o problema.

4) Ofereça um plano de carreira para gerar motivação e reter talentos

Pensar em oportunidades de promoção coopera para o foco no desenvolvimento de habilidades e senso de responsabilidade.

Um plano de carreira pode aumentar o comprometimento e permitir que o funcionário sinta mais segurança para criar metas profissionais e pessoais, auxiliando sua saúde mental.

5) Treine suas lideranças sobre saúde mental no trabalho

Ensinar os líderes a reconhecer os sinais de problemas de saúde mental no trabalho pode ajudar os colaboradores a gerenciar melhor suas responsabilidades, o que aumenta o desempenho e a satisfação. Além disso, o treinamento de gerentes e supervisores permite criar um ambiente de apoio que minimiza o estresse dos funcionários.

Você viu a importância de promover a saúde mental na sua empresa? Para entender mais sobre transtornos mentais e ajudar seus colaboradores, siga nosso Instagram e Facebook

Compartilhar este post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário