Viajar com criança autista: confira 5 dicas

As viagens, de modo geral, são emocionantes, mas também podem causar ansiedade. Isso é particularmente preocupante quando o assunto é viajar com criança autista, pois a quebra de rotina, ambientes desconhecidos e aumento dos estímulos sensoriais tendem a provocar crises.

Se você pensa em viajar com seu filho autista, mas ainda acha isso desafiador, fique calmo, pois vamos te dar 5 dicas para planejar suas viagens com mais tranquilidade.

1) Crie um calendário previsível antes de viajar com criança autista

Utilizar um calendário ajudará o seu filho a se situar melhor no tempo, o que fará com que ele se prepare para as mudanças na rotina. Tenha um calendário em vista e crie o hábito de marcar datas e apresentar antecipadamente os eventos a seu filho, incluindo o dia que será a viagem.

2) Tenha cuidado com as exposições sensoriais

como viajar com crianças autistas

Cada criança é única, portanto, é fundamental que você considere os principais gostos e preferências de seu filho para incluí-los em seu plano de viajem. Você pode, por exemplo, levar um item de conforto que remeta ao aconchego da casa, como um cobertor ou brinquedo de pelúcia. Além disso, é bom evitar atividades que estimulem a sensibilidade sensorial, como passeios em parques de diversões ou outros locais muito agitados.

3) Escolha um hotel que invista em acessibilidade e inclusão

Para a criança com espectro autista, a acessibilidade informa e retira barreiras atitudinais, facilitando a vida de toda família. Dessa maneira, antes de escolher um hotel, verifique os seguintes pontos:

  • Quartos silenciosos: observe se o quarto é afastado de áreas barulhentas ou movimentadas;
  • Acessibilidade: verifique se o hotel oferece um ambiente acessível para crianças com necessidades especiais, incluindo zonas de tranquilidade, banheiros adaptados e quartos espaçosos;
  • Parcerias com profissionais da saúde: é fundamental que o hotel tenha parceria ou facilite a comunicação com profissionais da saúde que auxiliem em casos de emergência.

Ainda existe a possibilidade de você escolher hotéis com “sales de autismo-friedly”, espaços amigáveis que podem incluir recursos como:

  • blindagem de som;
  • quite room (que ajudam a reduzir os reduzir os efeitos da super estimulação); e
  • hora do silêncio.

4) Ofereça reforço positivo para viajar com criança autista

O reforço positivo é uma abordagem eficaz para treinar e desenvolver habilidades em crianças com espectro altista. Você pode elogiar seu filho, envolvê-lo em brincadeiras e outras formas de recompensa positiva sempre que ele apresentar bons comportamentos durante a viagem. O objetivo da técnica é aumentar as chances de que esse comportamento se repita em viagens futuras.

5) Inicie com pequenas viagens

Antes de se aventurar em viagens longas, comece com pequenos trajetos. Essa dica é importante quando se trata de preparar a criança para conhecer novos ambientes e para a própria experiência de viagem. Além disso, viagens menores permitem que seu filho fortaleça a autoconfiança, tornando as viagens mais longas gerenciáveis.

De fato, muitas questões podem deixar pais e cuidadores preocupados quanto a viajar com criança autista. Mas esperamos que as dicas deste artigo possar te ajudar a diminuir esses receios para que vocês tenham momentos prazerosos durante as viagens.

Gostou deste texto? Então, siga nossas redes sociais no Instagram e Facebook para acompanhar todos os nossos conteúdos.

Compartilhar este post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário