Covid-19 pode causar transtorno mental? Confira o que diz estudo.

Com o surgimento da pandemia de Covid, muito se fala também de transtornos mentais que podem decorrer ou se agravar com o período de isolamento. Porém, em uma pesquisa publicada no final de 2020, foram obtidos resultados que relacionam diretamente a doença aos transtornos mentais.

No artigo de hoje, trazemos mais informações sobre esta pesquisa e também os resultados e dados coletados nela.

Para saber mais sobre a relação entre Covid e transtornos mentais, siga a leitura!

Conheça estudo sobre Covid e transtorno mental

A pesquisa publicada em novembro de 2020, na revista Lancet Psychiatry, foi feita por cientistas pesquisadores da Universidade de Oxford. Teve como objetivo pesquisar as conexões entre a Covid 19 e problemas de saúde mental no período, tanto de pessoas que viveram o isolamento quanto de pacientes sobreviventes.

Para isso, os cientistas observaram registros de 69 milhões de pessoas nos Estados Unidos, entre 20 de janeiro e 1º de agosto, incluindo 62 mil pessoas que já contraíram a doença.

O estudo também comparou os diagnósticos psiquiátricos de pacientes da Covid e de outras doenças, como gripe, fraturas ósseas, pedras nos rins e infecções no trato respiratório.

Principais dados levantados na pesquisa

covid e transtorno mental

Um dos principais resultados levantados na pesquisa foi que pacientes diagnosticados com Covid-19 apresentaram chance maior de um diagnóstico de doença psiquiátrica, principalmente ansiedade ou depressão, do que pacientes com outras doenças.

Para exemplificar, a pesquisa mostra que pacientes com Covid-19 apresentaram 18% de chance de um diagnóstico psiquiátrico, enquanto pacientes de gripe comum apresentaram 13% de chance.

Mas o que pode causar isso? De acordo com os pesquisadores, as pessoas que tiveram Covid-19 provavelmente passaram por momentos de muita preocupação e estresse, sem saber qual seria o efeito da doença em seu organismo e também passaram por maior período de isolamento total.

Assim, a maior prevalência de transtornos mentais em pacientes Covid pode ser explicada por vários fatores, incluindo efeitos diretos do vírus, como no sistema neurológico, as medicações utilizadas no tratamento e a preocupação e ansiedade causadas pelo medo de um quadro grave da doença.

Com a pesquisa, foram obtidos alguns resultados importantes:

• Entre 14 e 90 dias depois do diagnóstico da doença, 5,8% dos recuperados tiveram diagnóstico de doença psiquiátrica, enquanto 2,5% a 3,4% pacientes dos outros grupos do estudo apresentaram sintomas;
  • Adultos têm quase o dobro do risco de serem diagnosticados com transtornos metais após o Covid-19;
  • Pacientes que já tinham sido diagnosticados com algum transtorno mental antes de contrair Covid também apresentaram chance maior;
  • Fatores físicos como obesidade não estão relacionados ao risco, mas pode estar ligado a fatores socioeconômicos.

Os resultados obtidos com a pesquisa foram bastante específicos, mas de acordo com os cientistas, o estudo tem suas limitações. Dessa forma, são necessários outros estudos a longo prazo para saber mais informações sobre essa relação.

No artigo de hoje, você conferiu dados de uma pesquisa sobre a relação entre Covid-19 e transtornos mentais. Para ver mais informações e conteúdos relevantes, siga nossas redes sociais!