Com o surgimento da pandemia de Covid, muito se fala também de transtornos mentais que podem decorrer ou se agravar com o período de isolamento. Porém, em uma pesquisa publicada no final de 2020, foram obtidos resultados que relacionam diretamente a doença aos transtornos mentais.
No artigo de hoje, trazemos mais informações sobre esta pesquisa e também os resultados e dados coletados nela.
Para saber mais sobre a relação entre Covid e transtornos mentais, siga a leitura!
Conheça estudo sobre Covid e transtorno mental
A pesquisa publicada em novembro de 2020, na revista Lancet Psychiatry, foi feita por cientistas pesquisadores da Universidade de Oxford. Teve como objetivo pesquisar as conexões entre a Covid 19 e problemas de saúde mental no período, tanto de pessoas que viveram o isolamento quanto de pacientes sobreviventes.
Para isso, os cientistas observaram registros de 69 milhões de pessoas nos Estados Unidos, entre 20 de janeiro e 1º de agosto, incluindo 62 mil pessoas que já contraíram a doença.
O estudo também comparou os diagnósticos psiquiátricos de pacientes da Covid e de outras doenças, como gripe, fraturas ósseas, pedras nos rins e infecções no trato respiratório.
Principais dados levantados na pesquisa
Um dos principais resultados levantados na pesquisa foi que pacientes diagnosticados com Covid-19 apresentaram chance maior de um diagnóstico de doença psiquiátrica, principalmente ansiedade ou depressão, do que pacientes com outras doenças.
Para exemplificar, a pesquisa mostra que pacientes com Covid-19 apresentaram 18% de chance de um diagnóstico psiquiátrico, enquanto pacientes de gripe comum apresentaram 13% de chance.
Mas o que pode causar isso? De acordo com os pesquisadores, as pessoas que tiveram Covid-19 provavelmente passaram por momentos de muita preocupação e estresse, sem saber qual seria o efeito da doença em seu organismo e também passaram por maior período de isolamento total.
Assim, a maior prevalência de transtornos mentais em pacientes Covid pode ser explicada por vários fatores, incluindo efeitos diretos do vírus, como no sistema neurológico, as medicações utilizadas no tratamento e a preocupação e ansiedade causadas pelo medo de um quadro grave da doença.
Resultados
Com a pesquisa, foram obtidos alguns resultados importantes:
- Entre 14 e 90 dias depois do diagnóstico da doença, 5,8% dos recuperados tiveram diagnóstico de doença psiquiátrica, enquanto 2,5% a 3,4% pacientes dos outros grupos do estudo apresentaram sintomas;
- Adultos têm quase o dobro do risco de serem diagnosticados com transtornos metais após o Covid-19;
- Pacientes que já tinham sido diagnosticados com algum transtorno mental antes de contrair Covid também apresentaram chance maior;
- Fatores físicos como obesidade não estão relacionados ao risco, mas pode estar ligado a fatores socioeconômicos.
Os resultados obtidos com a pesquisa foram bastante específicos, mas de acordo com os cientistas, o estudo tem suas limitações. Dessa forma, são necessários outros estudos a longo prazo para saber mais informações sobre essa relação.
No artigo de hoje, você conferiu dados de uma pesquisa sobre a relação entre Covid-19 e transtornos mentais. Para ver mais informações e conteúdos relevantes, siga nossas redes sociais!