Como a tecnologia pode contribuir para a saúde mental das pessoas?

De que maneira a tecnologia contribui para a saúde mental?

Atualmente, existem diversas ferramentas virtuais que podem auxiliar você a lidar com sua saúde mental sem sair de casa.

Principalmente neste momento, em que estamos com a mobilidade reduzida e encontramos mais dificuldade de sair de casa, a tecnologia é uma grande aliada.

Por isso, no post de hoje vamos trazer algumas dessas ferramentas, para que você saiba mais sobre os benefícios da tecnologia para a saúde mental.

Tecnologia para a saúde mental: como ela pode ajudar?

tecnologia e saúde mental

Durante o período de pandemia, a tecnologia vem sendo uma grande aliada. Isso porque nos ajuda a aproximar de pessoas que gostamos, mas que estão longe, facilita alguns processos do dia a dia e, inclusive, tem ajudado a saúde mental das pessoas.

Isso porque existem ferramentas que tornam o atendimento psicológico mais acessível, além de diversos aplicativos que ajudam a lidar com a ansiedade e insônia, por exemplo, que são questões muito latentes no período.

Em 2020, a procura por auxílio psicológico duplicou, e isso tende a continuar. Assim, é importante conhecer algumas maneiras que a tecnologia pode auxiliar você a cuidar de sua saúde mental sem sair de casa e encontrar atendimento quando precisar. Veja:

Telemedicina

tecnologia e saúde mental - telemedicina

A telemedicina é uma ferramenta que permite que você tenha acesso ao atendimento psicológico e psiquiátrico à distância. Assim, consegue fazer sessões de psicoterapia sem sair de casa, por exemplo.

Além disso, pode dar continuidade aos procedimentos que já vinham sendo feitos antes do período da pandemia, o que garante que o paciente não vai abandonar o tratamento no meio do caminho.

Plataformas de consulta online

Com a ajuda das plataformas de consulta online, você pode encontrar profissionais que estão próximos a você e iniciar seu tratamento. Nesse período, com a mobilidade reduzida, a busca online facilita muito na hora de procurar atendimento.

Com as plataformas, é possível conferir horários disponíveis para o atendimento e todas as informações sobre o profissional. Assim, desde marcar a consulta até o atendimento fica mais simples.

Aplicativos para smartphone

tecnologia e saúde mental - aplicativos

Para lidar com a ansiedade e insônia, problemas muito recorrentes na pandemia, além de outras questões relacionadas à saúde mental, alguns aplicativos de smartphone podem ajudar.

Por exemplo, você pode utilizar aplicativos para meditação, que ajudam a limpar a mente e fazer uma respiração consciente, que acalma o corpo e a mente.

Os aplicativos de exercícios físicos são ótimos para adquirir uma rotina de atividades para o corpo, que também ajudam a relaxar e dormir melhor, além de manter o corpo ativo mesmo dentro de casa.

Também é possível utilizar aplicativos que trazem mensagens positivas para o seu dia a dia, sendo ótimos para quem precisa de uma palavra amiga.

No post de hoje, você conferiu como a tecnologia pode contribuir para a saúde mental das pessoas, principalmente agora, durante a pandemia. De maneira virtual, você tem acesso a tratamento psicológico e psiquiátrico, além de aplicativos que diminuem os sintomas da pandemia.

Se você precisa de ajuda para lidar com sua saúde mental, acesse nosso site e marque já sua consulta online!

Compartilhar este post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário