Como ajudar as crianças a vencerem os seus medos?

Durante a infância, a presença de diversos medos é comum, como medo do escuro, medo de ficar sozinhos, medo de ladrão, etc. Na maior parte dos casos, esses medos são naturais e não se tratam de transtornos.

Por serem naturais, com a ajuda dos pais a criança consegue vencê-los aos pouquinhos.

E é sobre isso que vamos falar no post de hoje!

Dicas para os pais ajudarem as crianças a vencerem os seus medos

ajudar criança com medo

A seguir, confira algumas dicas com atitudes que os pais podem tomar para ajudar as crianças a lidar com seus medos. Essas dicas são interessantes porque fortalecem a confiança da criança nos pais e faz com que se sintam seguras.

Diálogo é fundamental

Converse sobre o assunto! Sempre que a criança quiser falar sobre seus medos, deixe um espaço para que ela fale e se expresse, tentando elaborar o que causa aquela sensação, o porquê de isso aparecer, etc.

Não diminua o medo da criança

ajudar medo infantil

Quando precisamos lidar com medos das crianças, tendemos a dizer “isso não é nada!”, ou “não precisa sentir medo disso!”, não é? Porém, diminuir o medo da criança e dizer a ela que aquele medo não é nada (enquanto ela está sentindo o medo) não ajuda muito.

Assim, é importante manter a linha do diálogo e tratar o sentimento da criança como algo válido, mas que pode ser vencido.

Demonstre tranquilidade

Na hora de lidar com os medos das crianças, é importante que os pais demonstrem tranquilidade e passem segurança a elas. Assim, seu filho poderá entender que, se os pais não se sentem ameaçados, é porque o medo talvez não tenha tanto fundamento assim.

Não coloque a criança diante desse medo propositalmente

Muitas vezes, pais colocam a criança para enfrentar esse medo com a ideia de que assim ela vai conseguir supera-lo. Ou até mesmo, utilizam disso para deixar a criança de castigo (já falamos aqui no blog que o reforço positivo é a forma mais amorosa de corrigir, e que castigar a criança assim pode ser muito agressivo).

No entanto, ao incentivar que ela fique diante de seus medos, os pais podem estar contribuindo para que ela tenha um trauma ainda maior relacionado àquele medo (ou relacionando-o a um castigo), fazendo com que o medo não se dissipe.

Conte histórias sobre esses medos

Utilizar da contação de histórias pode ser uma ótima maneira de ajudar a criança a lidar com os medos.

Por exemplo, se a criança tem medo do escuro, busque um livrinho bem lúdico que conte a história de uma criança que também sente medo, assim como seu filho, e como lida com ele. Dessa forma, a criança se sente compreendida, entendendo que esse medo não é exclusivo dela, e pode aprender a lidar com mais tranquilidade.

Como já dito, os medos são normais da infância, porém, se de alguma forma começarem a atrapalhar o desenvolvimento da criança, causando ansiedade, por exemplo, é importante buscar ajuda psiquiátrica.

No post de hoje, falamos sobre como os pais podem ajudar as crianças a vencer seus medos com tranquilidade e segurança.

Para saber mais sobre o assunto e ver outros conteúdos como esse, acesse nosso blog!

Compartilhar este post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário