Você sabe por que os livros sobre autismo podem ajudar a entender quem vive no espectro autista?
A leitura de um bom livro, seja de ficção ou não ficção é importante para quem vive no espectro pois a representatividade é fundamental, inclusive para que possam compreender melhor seu próprio transtorno a partir de outras histórias.
Os livros também são importantes para pais e mães de crianças no espectro, pois ajudam a compreender várias questões sobre o assunto. Mas os livros não são bons apenas para familiares dessas pessoas, e sim para todos aqueles que desejam conhecer mais sobre o Transtorno do Espectro Autista e desenvolver empatia.
Devido à importância dos livros sobre autismo, no post de hoje vamos trazer 12 títulos que devem fazer parte da sua biblioteca!
Conheça a seguir 12 livros sobre autismo
A seguir, confira 12 livros sobre autismo, de diferentes temáticas e abordagens. Trouxemos dicas de livros de ficção e não ficção, para todas as idades:
1- Em Algum Lugar nas Estrelas – Clare Vanderpool (Darkside)
Em Algum Lugar nas Estrelas é um romance infanto-juvenil que conta a história de Jack Baker, um garoto órfão de mãe, cujo pai não lhe dá muita atenção, e Early Auden, um menino autista que sonhava decifrar todas as casas decimais do número Pi.
Após se conhecerem em um internato, os dois enfrentam suas limitações e a solidão e se envolvem em uma aventura ao encontro do lendário Urso Apalache.
É uma história sobre enfrentar desafios, mas principalmente sobre amor e amizade.
2- O Cérebro Autista – Temple Grandin e Richard Panek (Editora Record)
No livro, Temple Grandin, famosa pesquisadora autista, fala sobre suas próprias descobertas como pessoa no espectro, trazendo também alguns avanços das áreas da genética e neurociência no que se trata do TEA.
No livro, Grandin fala, ainda, sobre a importante de tratar o autismo a partir de seus sintomas, levando em conta principalmente as características mais fortes de cada indivíduo, e não focando apenas nas dificuldades.
3- Eleanor Oliphant Está Muito Bem – Gail Honeyman (Editora Fábrica 231)
Este romance premiado conta a história de Eleanor Oliphant, uma mulher autista muito satisfeita com sua vida, mas que sofre com as piadas dos colegas de trabalho devido à sua dificuldade em interagir socialmente.
No livro, Eleanor precisa aprender a conviver com os desafios que a interação social pode trazer para uma pessoa no espectro, mas ao fazer novas amizades e abrir seu coração, descobre um novo mundo a ser explorado.
4- Mundo Singular – Ana Beatriz Barbosa Silva, Mayra Bonifácio Gaiato e Leando Thadeu Reveles (Editora Fontanar)
Mundo Singular é um livro escrito por especialistas na área da psiquiatria, e fala sobre a visão de mundo, tratamentos, perspectivas, etc, sobre crianças com autismo. É um livro para quem deseja conhecer mais sobre o TEA.
5- A Verdade Segundo Ginny Moon – Benjamin Ludwig (Editora Verus)
Este romance conta a história de Ginny, uma garota autista que está determinada a encontrar os pais biológicos. Nessa jornada a menina acaba aprendendo muito sobre si e o mundo.
Este livro, que narra as descobertas de uma jovem heroína, é emocionante e engraçado ao mesmo tempo.
6- Autismo: Não Espere, Aja Logo – Paiva Júnior (Editora M. Books)
Este livro é um depoimento de um pai sobre o diagnóstico de seu filho, Giovani. Com o livro, Paiva Junior busca incentivar outros pais a buscarem um tratamento assim que os sintomas são percebidos.
O livro é escrito em uma narrativa bastante acessível, e é um ótimo material para pais que buscam compreender o TEA e encontrar apoio.
7- A Diferença Invisível – Mademoiselle Caroline e Julie Dachez (Editora Nemo)
História em quadrinhos que conta a história de Marguerite, uma mulher de 27 anos que tem a vida perfeita, mas ainda se sente deslocada.
Tardiamente, descobre que é autista, e a partir daí sua vida sofre uma reviravolta — para melhor. Afinal, ela passa a se compreender e acolher sua visão de mundo.
8- Brilhante – Kristine Barnett (Editora Zahar)
Em Brilhante, Kristine Barnett narra a vida de seu filho autista, Jacob Barnett. Jacob era um menino prodígio, que muito cedo já começou a se envolver na área de física e tornou-se pesquisador remunerado em universidades aos 12 anos.
Além de contar a história do filho, Kristine narra sua própria determinação em buscar promover sempre o melhor para que seu filho pudesse desenvolver suas habilidades e realizar seus sonhos.
9- A Escova de Dentes Azul – Marcos Mion (Panda Books)
Esta história infantil que pode ser lida por toda a família foi escrita por Marcos Mion, narrando um acontecimento protagonizado por seu filho Romeo. No livro, que é muito divertido e emocionante, é narrada a delicadeza e a pureza de um adolescente autista, que mostra a toda a família o verdadeiro significado do espírito natalino.
10- Autismo: Compreender e Agir em Família – Sally J. Rogers, Geraldine Dawson e Laurie A. Vismara (Editora Lidel)
Com este livro, os autores trazem formas que começar a oferecer desde cedo as ferramentas para que as crianças autistas consigam se desenvolver. O livro traz, com linguagem muito acessível, formas de desenvolver a comunicação, brincadeiras e a interação social das crianças.
11- O Que Me Faz Pular – Naoki Higashida (Intrínseca)
O Que Me Faz Pular é um livro escrito por Naoki Higashida, escritor autista. Higashida escreveu o livro com apenas 13 anos e narra, a partir de sua experiência, como é ser autista — pensamentos e sentimentos muito pessoais.
A partir da leitura, é possível diminuir o preconceito sobre o que muitas vezes se acredita, que pessoas no espectro não são dotadas de empatia, imaginação e afeto.
12- Anjo Desgarrado – Denise Bondan (Editora Litteris)
O livro Anjo Desgarrado, de Denise Bondan, é um desabafo de uma mãe que perdeu um filho autista. Na narrativa emocionante que mistura a dor da perda com o amor de mãe, as lembranças e amadurecimentos aparecem, em um texto que gera muitas identificações.
No post de hoje, você conheceu 12 livros sobre autismo. Sugerimos a leitura de outro artigo, com 16 filmes e séries sobre autismo, para seguir no tema.
2 Comentários
Autismo não é doença e nem mesmo um problema, autismo é uma característica, é uma condição, problema mesmo, é que o mundo não está preparado para todas as demandas do autismo, este sim é um problema. Como é dignificante ver um profissional da área, aqui na pessoa da Dra. jaqueline, indicar bons livros que podem ajudar pais, famílias, professores e profissionais que contribuem para diminuir os diversos mitos a respeito do espectro.
Paulo koglin, autor do livro:
AUTISMO Diferentes Nuances Do Espectro – Infância – Adolêscencia – Adulto – 1ª edição abril 2024
Parabéns pela iniciativa de divulgar mais informações sobre o autismo.