Saber qual especialista faz o diagnóstico de autismo é muito importante na hora de identificar corretamente o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Isso porque esse diagnóstico deve ser feito por profissionais que têm formação específica e tempo de atuação na área.
No post de hoje, vamos falar sobre o assunto e ajudar você a entender como se dá esse diagnóstico, além de qual profissional buscar no caso do autismo.
Como se dá o diagnóstico do autismo?
O autismo é um transtorno cujos sintomas aparecem logo nos primeiros anos da criança, e pode ser percebido logo na infância, seja pelos pais ou em consultas de rotina.
Visto que o autismo é um espectro e não é demonstrado fisicamente, para que o início do diagnóstico se dê, é necessária uma análise do comportamento e a avaliação pelo M-CHAT.
Quando os sintomas são identificados pelos pediatras, logo indicam aos pais que façam o teste e, a partir do resultado, que busquem um profissional especialista para fazer o diagnóstico mais refinado.
Avaliação pela M-CHAT
O instrumento de identificação precoce do TEA, recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e obrigatório em atendimentos no SUS, é o M-CHAT.
O M-CHAT é um teste composto por 23 questões que são respondidas pelos pais de crianças entre 16 e 30 meses durante uma consulta pediátrica.
As respostas do teste levam em conta as observações dos pais sobre o comportamento dos filhos, e ao final, levam a uma escala.
Com uma pontuação entre 0 e 2 nessa escala, há baixo risco de a criança ter o transtorno; entre 3 e 7 pontos, há um risco moderado. Nesse caso, os pais devem responder à segunda parte do teste, a Entrevista de Seguimento; entre 8 e 20 pontos, não é necessário fazer a segunda parte do teste, pois há uma grande chance de a criança ter TEA. Aí, já é importante obter encaminhamento para um especialista no assunto.
Qual especialista faz o diagnóstico de autismo?
Como dito, o pediatra inicia o diagnóstico, mas encaminha a criança a um especialista para que o autismo seja diagnosticado de fato.
Isso porque na infância, o diagnóstico é realizado por um psiquiatra infantil ou neurologista pediátrico.
Ainda, para que seja feito o diagnóstico nessa fase da vida, é muito importante buscar um profissional especialista que tenha experiência no trato com crianças. Afinal, além de conhecimento na área, é preciso que o profissional entenda de infância.
Além disso, deve-se buscar um médico que tenha a certificação ADOS-2/ADIR e saiba aplicar esse método de diagnóstico.
A importância do médico especialista para esse diagnóstico
E por que é tão importante buscar um profissional especialista?
Até que um profissional esteja apto a diagnosticar corretamente o transtorno, precisa passar por muitos anos de formação, desde a graduação em medicina até a finalização da residência. Esse processo, que leva entre nove e 11 anos, é o que garante que o profissional faça um diagnóstico correto.
Além da formação, é importante que o médico especialista — seja em psiquiatria ou neorologia infantil — tenha conhecimento prático na área, que de fato tenha atuado no diagnóstico e tratamento desses pacientes.
Por isso, se você está buscando qual especialista faz o diagnóstico de autismo, entre em contato com a Dra. Jaqueline Bifano, médica psiquiatra com três residências e anos de experiência, e marque já uma consulta.
1 comentário
Quero entender melhor sobre o assunto