O tratamento para depressão é fundamental para quem apresenta sintomas da doença, pois proporciona maior qualidade de vida ao paciente.
Porém, existem diversas dúvidas sobre como esse tratamento acontece: qual profissional procurar? apenas terapia resolve? quando iniciar o tratamento?
A seguir, vamos responder a essas perguntas e tirar dúvidas sobre o tratamento para depressão.
Apenas a terapia ajuda em casos de depressão?
A resposta é “depende”.
A psicoterapia é uma forma de tratamento muito importante, que normalmente é utilizada em todos os casos de depressão, pois auxilia o paciente a lidar com a doença encontrando formas de diminuir os sintomas, entender os gatilhos de seu caso específico e aumentar a autoestima.
É uma forma de tratamento que pode ser feita com um psicólogo ou com um psiquiatra. Entenda a diferença de atuação desses profissionais aqui.
No entanto, a resposta foi essa pois tudo depende do grau de depressão que o paciente apresenta. Em alguns casos, apenas a terapia funciona muito bem, em outros, o paciente demanda tratamento complementares.
Conheça os tipos de tratamento para depressão por grau
Para fazer o procedimento adequado, é importante que primeiro o paciente marque uma consulta com um profissional da área de saúde mental para ter o diagnóstico. A partir do diagnóstico de tipo de depressão e grau leve, moderado ou grave é possível iniciar o tratamento correto.
Entenda quais são os tipos de tratamento para cada grau de depressão:
Leve
Os pacientes que apresentam um grau leve de depressão podem fazer o tratamento apenas com terapia. Nesse caso sim, o acompanhamento com um psicólogo ou psiquiatra já deve ajudar na diminuição e até acabar com os sintomas.
Nesse caso, não é possível estipular quanto tempo o tratamento dura, isso varia de caso para caso. Normalmente, é utilizada a abordagem de terapia cognitivo-comportamental, que ajuda o paciente a mudar seus hábitos e lidar com seus pensamentos e emoções.
Moderado
Nos casos moderados, além da terapia, o tratamento com medicamentos como a fluoxetina também é indicado. Assim, se faz necessário buscar um médico psiquiatra, pois só esse profissional pode recomendar medicamentos e garantir que estejam sendo eficazes para o paciente.
Grave
Já para os casos graves, o tratamento é mais longo e controlado, envolvendo terapia e uso de medicamentos. Esses casos demandam um tratamento multidisciplinar com acompanhamento ainda mais frequente do psiquiatra.
Independente do grau, é indicado que exercícios físicos, noites de sono regulares, boa alimentação, uma rede de apoio, atividades que causem prazer, bem como terapias alternativas como meditação estejam presentes na rotina, pois são fundamentais para que o paciente sinta bem estar e relaxe a mente.
Porém é sempre importante lembrar que ao identificar algum sintoma de depressão o indivíduo não se automedique ou inicie tratamentos alternativos por conta própria. Nesse caso é fundamental buscar um médico psiquiatra para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento o mais rápido possível. Assim, se você identifica algum sintoma em si ou alguém próximo, não deixe de marcar uma consulta.