Existem mais de um tipo de depressão? Entenda neste post.

Você sabia que existem diferentes tipos de depressão? Pois é, muitas vezes associamos a doença a um único diagnóstico e sintomas específicos, mas a depressão tem sim diferentes tipos e acomete às pessoas de maneiras diferentes.

Essas diferenças podem se dar devido a fatores genéticos, etários ou pela presença de outros transtornos associados.

Por isso, é fundamental saber que existem vários tipos e conhecê-los, a fim de perceber os sintomas precocemente e buscar ajuda psiquiátrica para que a depressão não cause mais prejuízos à vida do paciente.

Além disso, cada tipo de depressão demanda um tratamento diferente, que só pode ser conduzido por um psiquiatra e a partir de um diagnóstico correto.

Assim, no post de hoje vamos trazer diferentes tipos de depressão, com suas principais características e sintomas, a fim de informar você sobre o assunto. Não deixe de acompanhar!

Conheça os diferentes tipos de depressão

Existem mais de um tipo de depressão

A seguir, veja quais sãos os diferentes tipos de depressão:

Transtorno depressivo maior

O transtorno depressivo maior é o mais comum, e é caracterizado pelo humor triste e deprimido todos os dias, na maior parte do tempo; perda ou ganho de peso; insônia ou hipersonia; perda de energia; dificuldade de concentração; pode envolver pensamentos suicidas; etc.

Para que seja diagnosticado como transtorno depressivo maior, é preciso que esse humor triste e deprimido ou perda de interesse pela vida estejam presentem por pelo menos duas semanas.

Depressão psicótica

A depressão psicótica é um tipo mais perigoso de depressão que envolve, além dos sintomas depressivos, sintomas psicóticos com delírios e alucinações (sintomas presentes também na esquizofrenia).

Apesar de ser rara, a depressão psicótica é mais fácil de diagnosticar, devido aos sintomas bem característicos.

Esse tipo de depressão pode gerar ainda mais riscos de suicídio, pois o paciente fica fora de si com frequência.

Transtorno depressivo menor – Distimia

A Distimia é um transtorno depressivo crônico, menos conhecido, cujos sintomas depressivos (os mesmos citados para o transtorno depressivo maior) aparecem por pelo menos dois anos, todos os dias.

Por ser crônica, a distimia é mais difícil de ser diagnosticada, visto que em muitos casos os sintomas são caracterizados como traços da personalidade da pessoa — como uma pessoa desanimada, preguiçosa, etc.

Depressão bipolar

A depressão bipolar é caracterizada pelos sintomas de tristeza característicos da depressão associados à euforia, agressividade e impulsividade.

Apesar de o transtorno bipolar ser diagnosticado com certa facilidade, a depressão bipolar é mais difícil. Isso porque deve envolver episódios hipomaníacos pelo menos uma vez na vida do paciente, com duração de pelo menos quatro dias.

Agora que você já conhece os tipos de depressão que podem acometer os pacientes, pode entender que algumas vezes as diferenças não são tão nítidas. Porém, já pode compreender também que, assim que aparecerem os sintomas descritos anteriormente é preciso buscar apoio psiquiátrico.

No post de hoje, você viu que existem diferentes tipos de depressão, e que os conhecer é fundamental para fazer o diagnóstico corretamente e tratar de acordo com as necessidades de cada uma.

Se você deseja continuar se informando sobre o assunto, leia nosso artigo sobre como a depressão afeta as relações interpessoais.

Compartilhar este post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário