Psiquiatra infantil: como escolher o correto para o seu filho?

A hora de escolher o psiquiatra infantil para cuidar dos filhos pode ser repleta de dúvidas, afinal, existem muitos profissionais atuando na área e escolher um não é tão simples.

Porém, algumas questões bem práticas precisam ser consideradas para fazer essa escolha corretamente, e estão ligadas às credenciais, formação e experiência do profissional.

No post de hoje, nós vamos trazer informações que você precisa levar em consideração para escolher o psiquiatra infantil mais adequado para seu filho.

Confira como escolher o psiquiatra infantil correto para seu filho

escolher psiquiatra certo para os filhos

A seguir, veja algumas dicas que vão ajudar você a escolher um bom psiquiatra para cuidar de crianças:

Confira as credenciais do profissional

Para atuar como psiquiatra, o médico precisa ter uma residência em psiquiatria e obter o registro no Conselho de Medicina. Por isso, antes de qualquer coisa, verifique se o profissional possui esse registro, e também se atende aos requisitos para atuar como psiquiatra infantil.

Busque por comentários e avaliações na internet

Hoje em dia está muito fácil encontrar informações sobre os profissionais, e é fundamental que você faça isso.

Dessa forma, verifique as redes sociais, as plataformas médicas, converse com outros pacientes, verifique os comentários nos buscadores… enfim, tudo isso é importante porque é disso que depende a segurança e a saúde das crianças.

Afinal, se seus filhos começam a fazer o tratamento com um profissional que não tem uma boa conduta e não foi aprovado por outros pacientes, certamente não terão uma boa experiência.

Saiba se o profissional tem experiência

A experiência de um psiquiatra conta muito. Por isso, verifique o currículo do profissional, saiba quanto tempo de atuação ele tem, quais formações já fez, entenda se costuma trabalhar com crianças, quais métodos costuma utilizar para o tratamento…

Buscar essas informações é importante pois o profissional que atende ao público infantil deve ter uma formação específica, mas além disso, ter as ferramentas corretas para lidar com as crianças, que são um público com demandas bem singulares.

Conheça a forma de atuação do profissional

Cada profissional escolhe uma linha para seguir, e é importante que você saiba a linha do profissional que optou para o tratamento de seu filho. Afinal, é isso o que definirá o formato das consultas e a abordagem do profissional para com a criança.

Saiba se o profissional é especializado no caso

como encontrar psiquiatra infantil em BH e Ipatinga

Em casos específicos, é um diferencial muito importante saber se o profissional já tem vivência com esses casos e também se é especializado no assunto.

Afinal, o autismo, por exemplo, demanda alguns cursos específicos, como os feitos para utilizar os métodos ADOS-2 e ADI-R, que são fundamentais na identificação e tratamento correto do TEA ao longo da vida.

Mas não apenas o autismo, outros transtornos como os de comunicação, a esquizofrenia e o TDAH também demandam abordagens mais aprofundadas.

No post de hoje falamos sobre algumas coisas que precisam ser verificadas antes de escolher psiquiatra infantil.

Se você está procurando uma profissional especialista em psiquiatria infantil, com anos de experiência e que tem as certificações necessárias para tratar crianças, conheça a Dra. Jaqueline Bifano e marque uma consulta!

Compartilhar este post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário