Você sabe o que é a alfabetização emocional?
A alfabetização emocional é um aprendizado sobre as emoções, que faz toda a diferença no desenvolvimento das crianças.
Se você ainda não conhece o termo, no post de hoje, vamos explicar um pouco sobre o que é a alfabetização emocional, qual sua importância para as crianças e como fazê-la, através de algumas dicas práticas.
Quer saber mais? Então siga com a gente!
O que é alfabetização emocional
A alfabetização emocional se trata de ensinar as crianças a, desde cedo, identificarem emoções e lidar com as diferentes sensações que aparecem ao longo da vida.
Com essa alfabetização, também é possível ensinar às crianças a educar suas próprias emoções, desenvolvendo mais consciência sobre elas, o que é fundamental para seu desenvolvimento.
Por isso, a alfabetização emocional só traz benefícios! Veja mais sobre isso a seguir:
Importância para o desenvolvimento das crianças
Durante a infância esse aprendizado é importante, como já dito, para ensinar a criança a identificar e lidar com suas emoções, além de desenvolver uma consciência sobre a existência de diferentes sentimentos.
Mas além disso, é muito importante para que a criança entenda que ela tem a responsabilidade de gerenciar seus sentimentos, compreendendo quais são as melhores maneiras (e mais eficientes) de expressá-los.
Saber gerenciar as emoções também ajuda muito na hora de tomar decisões, entender seus pontos fortes e seus desejos, pois conseguem discernir sobre os efeitos que cada decisão terá sobre seus sentimentos.
Ademais de tudo isso, a alfabetização emocional desenvolve a maturidade emocional das crianças, ajudando-as a lidar com conflitos externos e internos com mais tranquilidade, além de desenvolver a resiliência.
Quanto mais cedo essas capacidades são desenvolvidas, melhor será o futuro dessa criança. Pois assim ela se tornará um adulto consciente de seus próprios sentimentos, e conseguirá lidar com as mais diversas situações.
Dicas práticas de como fazê-la
Visto que a alfabetização emocional traz diversos benefícios às crianças, tanto a escola quanto a família têm o papel de fazê-la. A seguir, você confere algumas dicas práticas de como inserir na rotina:
- Utilize formas lúdicas para explicar sobre sentimentos, buscando livros, músicas, jogos, etc, sobre sentimentos, medos…
- Não repreenda a criança quando ela estiver se expressando.
- Incentive a criança a falar sobre o que está sentindo, mesmo que ela ainda não saiba nomear. Aos tentar verbalizar, ela consegue tomar consciência sobre as emoções.
- Comece a nomear e atribuir significados aos sentimentos junto com a criança.
- Incentive a criança a perceber as emoções que outras pessoas estão demonstrando.
- Ensine a criança a expressar seus limites e descontentamentos — a dizer não.
- Incentive a criança a expressar seus sentimentos sem o uso de uma ação específica (por exemplo, bater ou morder), seja através da fala, de desenhos, textos…
- Esteja vulnerável e demonstre seus sentimentos para a criança também, assim ela entenderá que está tudo bem expressar as emoções.
Como você viu, a alfabetização emocional é um processo que só traz benefícios à criança, ajudando-a a desenvolver seu lado sentimental e crescer como um adulto mais consciente de si.
Para aprofundar o tema, convidamos você a seguir com a leitura: Você sabia que a jardinagem também é uma ótima maneira de ensinar sobre emoções? Entenda melhor o assunto clicando aqui!