Cuidados com a saúde mental das mães dos pacientes autistas

Uma rotina de cuidados com pacientes autistas é muito desafiadora, e demanda muito das pessoas que estão ao redor. Quando se trata das mães desses pacientes, então, o desafio é ainda maior.

No post de hoje, vamos falar sobre o assunto, trazendo a importância do cuidado também com as mães de pacientes autistas, que em geral são as principais cuidadoras.

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura!

O que é o autismo

O autismo (Transtorno do Espectro Autista) é um transtorno que causa déficits permanentes na comunicação e interação social, além de ser caracterizado por padrões repetitivos de comportamento (veja mais sobre os sintomas aqui).

O transtorno começa a aparecer logo no começo da vida da pessoa, e demonstra-se principalmente quando a criança deveria iniciar o desenvolvimento da fala e da interação social.

É importante dizer que, por ser um transtorno permanente, o autismo deve ser tratado durante toda a vida para que o indivíduo tenha um desenvolvimento satisfatório.

Impactos do autismo nas mães

Além de causar impactos na vida do paciente, ter um filho com autismo impacta muito a vida da mãe.

Afinal, é a mãe quem geralmente lida com o dia a dia do paciente, auxiliando-o em seu desenvolvimento e rotina, com as idas ao psiquiatra e o tratamento — e muitas vezes, sozinhas, sem nenhum apoio. Segundo dados de 2012, 78% dos pais abandonam as mães quando recebem o diagnóstico neuroatípico nos filhos.

A série Atypical, da Netflix, dá bastante protagonismo à mãe do personagem principal, um adolescente autista, e mostra como as mães muitas vezes abrem mão da própria vida para se dedicar exclusivamente ao desenvolvimento dos filhos.

Sendo assim, ao falar do TEA não podemos nos esquecer de mencionar a importância do cuidado com as mães de pacientes no espectro.

Mães de autistas também precisam de cuidado

Além de cuidar dos filhos, as mães também demandam uma atenção especial. Assim, se você é mãe de um autista ou está próximo de uma mãe, fique atenta(o) a alguns cuidados importantes:

Aconselhamento psiquiátrico/psicológico

Para que a mãe consiga ajuda o filho com autismo, precisa estar bem mentalmente. Assim, é fundamental procurar aconselhamento psiquiátrico ou psicológico para ter um momento de cuidado apenas com suas próprias questões.

Suporte da família

Como mencionamos, muitas mães fazem tudo sozinhas, como podem. Dessa forma, é fundamental que o pai, a família e amigos estejam presentes na vida da mãe, auxiliando-a sempre que necessário. E também é importante que essa mãe entenda que não é errado pedir ajuda quando se sentir cansada.

Saúde física

Com a demanda de cuidado com os filhos, muitas mães acabam esquecendo de dar atenção para sua saúde física. Além da mente, o corpo também precisa de cuidados, então é fundamental encontrar um tempo para se exercitar e ter hobbys.

No post de hoje, falamos sobre a importância do cuidado da saúde mental das mães de pacientes com o Transtorno do Espectro Autista.

Para ver mais conteúdo como esse, siga nossas redes sociais. Nossas redes também são uma forma de apoiar as mães e criar laços!

Compartilhar este post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

1 comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário