A mãe é uma figura historicamente vista com alguém que dá conta de tudo, não é?
Quando o assunto é mães de crianças com necessidades especiais, então, não é raro ver uma mulher que abre mão de cuidar de si mesma para dar mais atenção aos filhos.
Inclusive, estudos já apontam que as mulheres são as que mais precisam fazer adaptações em sua rotina quando têm uma criança especial.
Porém, é importante sempre ressaltar que essas mães também precisam ser cuidadas!
Por isso, no post de hoje, na semana do Dia das Mães, vamos falar um pouco sobre o assunto, e como a mãe de crianças com necessidades especiais deve receber mais apoio.
A mãe de crianças com necessidades especiais também merece cuidado
A vida de uma mãe com crianças que têm transtornos psíquicos, como autismo, esquizofrenia, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção), transtorno bipolar, ansiedade, déficit intelectivo, entre outros, é repleta de desafios.
Afinal, ela precisa garantir que seu filho tenha uma boa condição de vida, e em muitos casos, isso pode gerar muito sofrimento.
Várias mães chegam a se isolar, cortar relações, em detrimento dos cuidados com as crianças, pois muitas vezes não são compreendidas por outras pessoas. Essas situações podem gerar, inclusive, um caso de depressão.
Porém, isso não precisa ser assim.
Nesses casos, o apoio do psiquiatra é fundamental…
Uma mãe que tem um filho com necessidades especiais precisa contar com apoio de uma psiquiatra. Além de cuidar dos filhos, o psiquiatra deve ser um apoio às mães e pais, acolhendo, dando informações, oferecendo tratamento.
Quando a mãe tem apoio do psiquiatra, consegue entender que é possível lidar com as questões do dia a dia, e entende que ela pode cuidar de si mesma, tirando tempo para si sem sentir culpa por isso.
Assim, também compreende que tem um espaço seguro para falar sobre suas questões, algo que nem sempre é possível conversando com outras pessoas que não compreendem o assunto.
…Assim como o apoio da família
Muitas vezes, a mãe de uma criança com necessidades especiais se sente sozinha, por isso, o apoio da família também é muito importante!
A família pode ser o porto seguro da mãe, compartilhando com ela momentos de cuidado e atenção para com a criança. Isso permite que a mãe descanse e também mostra que ela não está sozinha.
Outra forma de se cuidar é conversar com outras mães que também passam pela mesma situação, conseguir expor suas frustrações, sentir-se acolhida… tudo isso faz com que uma mãe de criança com necessidade especial consiga ter um momento de respiro.
Na semana do Dia das Mães, falamos um pouco sobre a importância de a mãe de crianças com necessidades especiais receber cuidado, afinal, elas são pessoas que dedicam suas vidas a cuidar de alguém!
Dessa forma, é muito importante que você, mãe, tenha uma rede de apoio para lembrar de que não está sozinha, e que é uma pessoa que deve ser cuidada também.
1 comentário
a mei teu blog Dra.