O TDAH é um transtorno que acompanha o paciente durante toda a vida, e demanda tratamento para que a pessoa consiga viver de maneira satisfatória, tendo êxito em áreas como a acadêmica, profissional e social.
Assim, é fundamental buscar um psiquiatra para tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade quando os sintomas forem percebidos.
No post de hoje, vamos falar um pouco sobre o TDAH, a importância do tratamento e como procurá-lo.
O que é TDAH
O TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção é um transtorno caracterizado por dois principais sintomas: desatenção e hiperatividade/impulsividade.
Dentro desses principais sintomas estão outros como:
- dificuldade de se manter em uma tarefa por muito tempo e terminá-la;
- esquecimento com relação às atividades do dia a dia;
- dificuldade de ficar parado muito tempo;
- dificuldade de ficar quieto;
- intromissão nas atividades de outras pessoas;
Os sintomas do TDAH podem aparecer antes dos 12 anos de idade, principalmente durante a vida escolar. Neste post falamos sobre como identificar o TDAH em crianças.
Para que uma pessoa seja diagnosticada com o transtorno, devem aparecer ao menos seis sintomas (ou mais) diferentes durante seis meses ou mais.
Tratamento
Com relação ao tratamento, é importante que assim que os sintomas forem percebidos ou que o transtorno esteja causando déficits evidentes no desenvolvimento do paciente, um psiquiatra seja procurado.
Um dado importante, de acordo com o DSM-5, é que o TDAH se apresenta de diferentes formas durante o desenvolvimento do paciente.
Por exemplo, na pré-escola, a principal manifestação é a hiperatividade; nos anos do ensino fundamental, a desatenção é mais proeminente. Na adolescência, pode limitar-se a comportamento mais irrequieto ou sensação interna de nervosismo, inquietude ou impaciência. Na vida adulta, além da desatenção e da inquietude, a impulsividade pode permanecer problemática.
Assim, é importante que o tratamento com psiquiatra se dê durante toda a vida, para que o paciente aprenda a lidar com o transtorno sem que cause mais déficits ao seu desenvolvimento. Esse tratamento pode ser feito com psicoterapia ou uso de medicamentos.
Além do tratamento psiquiátrico, outras formas de tratamento, como a prática de exercícios físicos, são recomendadas.
Psiquiatra para tratamento de TDAH em Belo Horizonte e Ipatinga
Para fazer o tratamento eficiente e adequado para cada idade, é importante que se busque um psiquiatra especializado na fase específica da vida. Por exemplo, na fase da infância é importante que o tratamento seja realizado por profissionais que entendam a linguagem necessária para lidar com a idade.
Se você procura uma psiquiatra especializada na área, que seja referência no assunto e atenda diversas idades, conheça melhor a Dra. Jaqueline Bifano.
A doutora atua no tratamento de crianças, adolescentes e adultos com os mais diversos transtornos e necessidades (possui residências em Psiquiatria, Psicoterapia e Psiquiatria da Infância e Adolescente). Atualmente, atende em Belo Horizonte e Ipatinga.
Se você identificou sintomas do TDAH e está procurando uma profissional séria e experiente para fazer tratamento em Belo Horizonte ou Ipatinga, entre em contato com a dra. Jaqueline Bifano e marque uma consulta.
4 Comentários
Boa noite!
Vi seus posts e gostei muito, tenho um filho com 13 anos, e desde os 3, 4 anos descobri o TDAH nele, pena não atender na minha cidade para tratar ele com a senhora.
Obrigada!
Olá, Gilvania. A Dra. Jaqueline faz atendimento online. Basta clica no botão de agendamento. Abraços.
Há opção de tratamento online?(psicoterapia)
Olá, Waldson. Online apenas atendimento psiquiátrico — adulto e infantil.