Você já ouviu alguém dizer que quando está sob uma situação de estresse ou cansaço emocional logo sente a garganta doer? Pois é, isso acontece com frequência, e é um exemplo do que são doenças psicossomáticas.
No post de hoje, vamos explicar com detalhes o que são essas doenças, que são bem conhecidas pelo senso comum (muitas vezes não com esse nome). Além disso, traremos exemplos de situações em que surgem e quais são as formas de tratamento.
Não deixe de conferir para saber mais informações.
O que são doenças psicossomáticas
O corpo é integral, sendo a mente e o corpo físico um só. As doenças psicossomáticas (também chamada transtorno de somatização) são a representação disso, pois se tratam de desordens emocionais que se manifestam também no corpo dos pacientes, provocando dores e outros desconfortos.
Muitas vezes, os sintomas não são facilmente explicados organicamente, por isso os médicos podem demorar a apontar doenças psicossomáticas. Além disso, os diagnósticos são feitos por exclusão, ou seja, precisam ser descartadas todas as opções de causas até que se chegue nesse resultado.
As doenças psicossomáticas podem ter diferentes origens, por exemplo:
- luto
- estresse diário
- traumas
- questões financeiras e/ou profissionais
- excesso de trabalho
- falta de descanso devido
- depressão
- ansiedade
- problemas nos relacionamentos
- questões genéticas como maior sensibilidade à dor
Exemplos
Veja alguns exemplos de doenças físicas que podem ser decorrentes de desordens emocionais:
Gripes e resfriados
Pessoas que têm a imunidade extremamente baixa sem explicação médica, e por isso estão sempre gripadas ou resfriadas, inclusive com inflamações na garganta (como o exemplo do início do post) podem estar com esse problema devido a questões emocionais.
Enxaquecas
As dores de cabeça excessivas, que duram dias, e muitas vezes são acompanhadas de vômito e irritabilidade fazem parte das doenças psicossomáticas.
Diarreia
Diarreias não explicadas por questões físicas, que não são decorrentes de problemas gastrointestinais e que perduram durante dias, também são sintomas.
Herpes
A herpes também é relacionada à imunidade baixa, e pode surgir nos momentos de maior estresse e cansaço emocional.
Alergias
Alergias na pele como dermatites, alergias nervosas, intolerância a certos alimentos, são exemplos de alergias que surgem a partir de questões emocionais e outros transtornos como ansiedade.
Sintomas comuns
Outros sintomas comuns são dificuldades para respirar, arritmia cardíaca, manchas na pele, dores musculares e alterações hormonais, como atraso na menstruação.
Formas de tratamento
Considerando que as doenças psicossomáticas são decorrentes de questões emocionais, o tratamento deve ser feito com o acompanhamento de um psiquiatra. Primeiro, será feito o diagnóstico (que como mencionado, pode demorar), e então o tratamento com psicoterapia e se necessário, medicamentos.
O tratamento é fundamental para que o paciente possa viver com mais bem estar, e também entender o que fazer quando os sintomas físicos surgem — aprender a escutar o corpo e saber quando é a hora de descansar, de ter um tempo para si, etc.
É fundamental que os sintomas não sejam negligenciados, e o psiquiatra seja buscado assim que comecem a se tornar um incômodo rotineiro, pois podem evoluir para problemas maiores.
Para saber mais sobre o que são doenças psicossomáticas ou outros transtornos mentais e suas relações com o corpo, siga nosso Instagram.