O tratamento de autismo é um assunto que demanda muita atenção, afinal, é de suma importância buscar profissionais especializados no assunto. Então, se você está procurando psiquiatra para tratamento de autismo em Belo Horizonte, acompanhe este artigo até o fim.
Aqui, iremos explicar um pouco sobre o que é o autismo, esse transtorno que tem características tão específicas, falar um pouco sobre como pode ser feito o tratamento com esses pacientes e dar dicas para você escolher um profissional qualificado para conduzir o tratamento.
O que é o autismo
O autismo ou Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento que acomete cerca de 1 em cada 160 crianças nos primeiros anos de vida.
Esse transtorno ainda é muito estudado, e suas causas podem estar relacionadas à genética, fatores ambientais e de gênero.
Os principais sintomas, que demonstram que é a hora de procurar o apoio de um psiquiatra, são:
- Dificuldades de se comunicar e interagir socialmente;
- Demora no desenvolvimento da fala;
- Déficit na reciprocidade emocional;
- Anormalidade na linguagem corporal;
- Dificuldade de manter e compreender relacionamentos;
- Padrões restritos e repetitivos de comportamento;
- Hiper ou hiporreatividade a estímulos sensoriais.
Leia, em nosso blog, um artigo para compreender melhor os sintomas do autismo.
Entenda o tratamento
O tratamento para o autismo é multidisciplinar, podendo envolver diferentes profissionais.
Por exemplo, em alguns casos é necessário acompanhamento de fonoaudiólogo para melhorar a comunicação verbal do paciente, através de exercícios e brincadeiras que estimulam o vocabulário e a expressão.
A terapia ocupacional também é um tratamento bastante utilizado, pois auxilia a pessoa no espectro a lidar com atividades do dia a dia. Muitas vezes é associada à psicoterapia, para ajudar a pessoa em seu desenvolvimento e compreensão do transtorno.
Com a fisioterapia, o paciente pode desenvolver a psicomotricidade e suas funções executivas, que em alguns graus de autismo são muito prejudicadas.
Há, também, um tratamento com medicamentos que podem ajudar a diminuir os sintomas do autismo e suas comorbidades, melhorando o sono, diminuindo a ansiedade, entre outros.
A prática de esportes é outro tratamento bastante indicado, pois aumenta a autoestima, desenvolve o corpo e constrói a autoestima.
Além desses tratamentos, outros também podem ser indicados pelo psiquiatra que faz o acompanhamento. Afinal, cada autista é único e apresenta necessidades bem específicas.
Psiquiatra para tratamento de autismo em Belo Horizonte
Considerando que o transtorno é muito delicado e cada paciente tem suas próprias características, o tratamento em pacientes com TEA deve ser acompanhado por um profissional especialista no assunto.
Para que um profissional esteja apto a diagnosticar e fazer o tratamento correto para o transtorno, precisa passar por uma formação específica e ter conhecimento prático na área.
Esse é o caso da Dra. Jaqueline Bifano, médica psiquiatra com especialização em psiquiatria da infância e anos de experiência no tratamento com crianças autistas e suas comorbidades.
Assim, se você está em busca de uma psiquiatra para tratamento de autismo em Belo Horizonte, sinta-se convidado a marcar uma consulta!
1 comentário
Boa tarde! Meu neto Gabriel Viana, fez uma consulta sobre sexualidade com vc. E foi diagnosticado estar com aspecto de trans. Apesar de ele estar com pensamento de ser uma menina, ele que conviveu sempre comigo nunca demonstrou o lado feminino. De repente com menos de uns meses apareceu de ser uma menina. Tem como reverte através de profissionais de saúde e medicamento. Att. Valter