Você sabe como é feito o diagnóstico de TDAH?
Apesar de ser um transtorno relativamente comum, muitas pessoas ainda não sabem como ele é identificado, e nem como se dá o tratamento.
No post de hoje, vamos falar um pouco sobre o assunto, explicando como é feito o diagnóstico do TDAH, além de entender melhor os sintomas que indicam a necessidade de procurar um profissional da saúde.
O que é o TDAH
O Transtorno de Déficit de Atenção, ou TDAH, é um transtorno do neurodesenvolvimento muito comum em crianças, atingindo entre 3 e 5% da população infantil, igualmente entre meninas e meninos.
Porém, não tem cura e dura a vida toda, apresentando sintomas que podem trazer prejuízos a vários âmbitos da vida do paciente — profissional, social e acadêmico principalmente.
Conheça os principais sintomas
Conheça a seguir os principais sintomas e entenda melhor as características do TDAH:
Desatenção
As pessoas com TDAH comumente apresentam falta de atenção, muitas vezes não percebendo quando alguém fala com elas ou não prestando atenção no assunto que está sendo conversado. Além disso, não conseguem se concentrar por muito tempo em uma atividade.
Impulsividade
A impulsividade é outra característica presente, visto que a pessoa pode ser muito precipitada na hora de realizar uma tarefa, ou se intrometer nos assuntos dos outros, etc.
Hiperatividade
Quem tem TDAH tende a ter dificuldade de ficar parado, geralmente se mexe muito ou batuca nas coisas repetidamente, entre outras características.
Perda de memória
Os adultos com o transtorno podem apresentar perda de memória, esquecendo-se de datas, compromissos. Muitas vezes, pacientes de TDAH são percebidas como pessoas que não têm consideração pelas outras por esse motivo.
Desorganização
Outra característica é a desorganização, dificuldade de ter uma rotina estabelecida, de cumprir prazos… Por isso as pessoas com TDAH precisam estar sempre utilizando listas e notas autoadesivas para se organizar.
Entenda como é feito o diagnóstico de TDAH
A partir desses sintomas, é possível entender melhor como o transtorno afeta a vida dos pacientes, por isso, é fundamental que ao perceber qualquer um deles, um profissional da saúde seja procurado.
Logo após a percepção dos sintomas, procure um psiquiatra com experiência na área. Esses profissionais são mais indicados para fazer o diagnóstico correto e iniciar o tratamento. Isso porque o diagnóstico é bastante específico e clínico, tendo como base:
- os sintomas;
- a rotina que o paciente leva;
- outros transtornos que podem estar relacionados;
- questões culturais e de gênero.
Na maioria dos quadros, é necessário fazer um tratamento interdisciplinar, de acordo com as necessidades de cada paciente. Em alguns casos, apenas a psicoterapia e uma mudança nos hábitos já ajuda, em outros, é necessário acompanhamento de fonoaudiólogo e pedagogo, além de medicamentos.
Falamos um pouco sobre o TDAH e como é feito o diagnóstico desse transtorno. Se você deseja saber mais sobre o assunto ou tem percebido os sintomas do transtorno em si ou alguém próximo, entre em contato e marque uma consulta.