Psiquiatra infantil: tire as suas dúvidas sobre esse médico especialista

Você sabe como é a atuação do médico psiquiatra infantil?

Conhecer essa especialidade médica é fundamental para buscar ajuda especializada em caso de sofrimento psíquico, e também para escolher um profissional realmente qualificado e de confiança para atender essa faixa etária.

Por isso, no artigo a seguir vamos explicar a formação, abordagens e principais diferenças entre psiquiatra infantil e psicólogo.

Especialização em psiquiatria infantil

psiquiatra infantil em BHe

O psiquiatra é um médico especializado nas patologias da mente, que tem conhecimento para diagnosticar e tratar os mais diversos sofrimentos mentais. Para isso, o profissional precisa ser formado em Medicina e obter seu cadastro junto ao CRM (Conselho Regional de Medicina).

Após a formação como médico, o profissional que deseja atuar com psiquiatria infantil deve fazer uma residência médica em psiquiatria infantil. Caso não haja residência específica em psiquiatria infantil, deve fazer uma residência em psiquiatria e então uma especialização para a área infantil, e tirar o RQE (Registro de Qualificação de Especialista). Na hora de escolher um psiquiatra para seus filhos, não deixe de verificar se ele está cadastrado no Conselho e se apresenta esse registro.

Sendo assim, são anos de estudo e especialização para que o psiquiatra possa atender crianças. Em outro post do nosso blog, explicamos com mais detalhes a questão da formação do psiquiatra infantil, clique aqui para ler.

Abordagens na psiquiatria

Devido ao preconceito que as patologias mentais ainda sofrem, muitas pessoas acabam não procurando o psiquiatra.

Porém, principalmente na infância, isso é fundamental, pois a criança só consegue se desenvolver bem se sua saúde física e mental está garantida.

Para lidar com essa faixa etária, o profissional precisa ser bastante atualizado e conhecer as mais diversas abordagens, visto que o público infantil é muito específico e com demandas delicadas.

Além disso, não é tão simples acessar as crianças, visto que muitas vezes elas não conseguem verbalizar o que estão sentindo para auxiliar no diagnóstico.

Assim, os psiquiatras podem utilizar meios lúdicos como brincadeiras, livros de histórias, desenhos, entre outros, que estimulam a criança a se expressar de sua própria maneira. A conversa com os pais também é importante para diagnosticar alguns transtornos.

O atendimento com o psiquiatra pode ser feito com psicoterapia, um tratamento que é baseado na troca entre paciente e médico e também medicamentoso, em casos mais complicados.

Diferenças entre psicólogo e psiquiatra

As diferenças entre psicólogo e psiquiatra estão ligadas à formação dos profissionais. Como dito, o psiquiatra é um médico especializado na área da psiquiatria. Assim, pode fazer o tratamento e receitar medicamentos caso seja necessário.

Já o psicólogo é um profissional formado em psicologia, que pode também ser especializado no trato com a infância. O psicólogo faz o tratamento com a psicoterapia, que ajuda a criança a lidar com várias questões e também auxilia-a na expressão e desenvolvimento, porém não pode prescrever medicação.

No artigo de hoje, explicamos como se dá a formação do psiquiatra, quais abordagens utiliza para diagnosticar e tratar pacientes e as diferenças entre psiquiatra e psicólogo. Quer saber mais sobre a atuação do profissional? Marque uma consulta com a Dra. Jaqueline Bifano para informações mais detalhadas.

Compartilhar este post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário