Você sabe qual é a hora de levar seu filho em um psiquiatra infantil?
Atualmente, muitas crianças desenvolvem transtornos, sejam relacionados à comunicação e interação social ou ansiedade, entre diversos outros.
Sendo assim, é importante que os pais fiquem atentos a qualquer sinal diferente, que esteja atrapalhando o pleno desenvolvimento da criança, para buscar ajuda psiquiátrica.
Isso porque o tratamento com esse profissional é a forma mais segura de ajudar a criança a lidar com suas questões. Devido a esse motivo, a seguir vamos explicar melhor como é a atuação do psiquiatra infantil e quais sinais indicam a hora de buscar ajuda:
Como é a atuação do psiquiatra infantil
O psiquiatra é um profissional formado em medicina com especialização em psiquiatria. Para trabalhar com crianças, o psiquiatra precisa também ter uma especialização em psiquiatria infantil. Entenda melhor a formação do profissional aqui.
Sendo assim, um psiquiatra infantil é preparado para lidar com essa faixa etária, entender quais são os transtornos mais comuns e como fazer o tratamento adequado levando sempre em consideração as necessidades da criança.
Visto que o psiquiatra infantil é especializado nesta área, consegue identificar os sintomas que podem estar causando sofrimento psíquico nas crianças e realizar o tratamento, que pode ser com psicoterapia ou medicamentos.
Sinais de que a criança precisa de ajuda psiquiátrica
Alguns sintomas acompanham o diagnóstico feito pelo psiquiatra, e podem ser percebidos pelos pais. Ao perceber a recorrência destes sintomas, os pais precisam buscar ajuda:
- Tristeza constante
- Dificuldade de interação social
- Dificuldade de aprendizagem
- Falta de atenção
- Agressividade
- Dificuldade para dormir
- Alterações na alimentação
- Dificuldade de adaptação
- Angústia
- Medo de estar em algum lugar específico ou próximo de uma pessoa específica
Transtornos comuns para crianças que precisam de acompanhamento
É necessário buscar ajuda ao perceber os sintomas descritos pois eles podem estar associados a alguns transtornos comuns na infância, e que só podem ser diagnosticados e acompanhados por um profissional de psiquiatria infantil:
TDAH
O Transtorno de Déficit de Atenção é um dos transtornos mais diagnosticados na infância, e acomete entre 3 e 5% das crianças. É caracterizado pela desatenção e hiperatividade, e causa dificuldade em vários âmbitos da vida, por isso precisa ser diagnosticado cedo e acompanhado por psiquiatra.
Autismo
O autismo é um transtorno que demanda acompanhamento por toda a vida, e quanto mais cedo é diagnosticado, melhor as chances de desenvolvimento da criança. O transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado principalmente pela dificuldade de interação, comportamentos repetitivos e reciprocidade emocional.
TOD
O Transtorno Opositivo Desafiador é caracterizado pela agressividade, irritabilidade e desobediência, e pode gerar problemas de socialização e atrapalhar o desenvolvimento escolar. Acomete principalmente as crianças em idade escolar, e com o tratamento correto pode ser controlado.
Ansiedade
Estima-se que, em algum momento durante a infância, 10 a 15% das crianças apresentam sintomas de ansiedade. Ou seja, esse é um dos transtornos mais frequentes, na fase inicial da vida, e se não for tratado pode trazer prejuízos aos âmbitos acadêmico, social e profissional.
No post de hoje, falamos um pouco sobre o trabalho do psiquiatra, e a partir de que sintomas buscar a ajuda desse profissional, a fim de evitar o desenvolvimento de alguns transtornos comuns ou retardar os déficits que causam na vida das crianças.
Se você percebeu algum dos sintomas ou identificou algum dos transtornos mencionados, não hesite em marcar uma consulta com a Dra. Jaqueline Bifano.