Você sabe se seu filho precisa de psicoterapia infantil? Essa é a dúvida de muitos pais e mães, que não sabem muito bem como identificar sinais de sofrimento psíquico nas crianças.
No post de hoje, vamos falar um pouco sobre esses sinais que podem ser o passo inicial para buscar tratamento especializado para as crianças, além de explicar qual é o papel dos pais no processo.
Para saber se seu filho precisa de psicoterapia infantil e quando buscar tratamento, leia o artigo a seguir:
Como identificar se a criança precisa de psicoterapia infantil?
Os motivos que levam uma criança a precisar de psicoterapia são muitos, desde ansiedades relacionadas à rotina ou pressão social, passando por dificuldades de comunicação, traumas, até transtornos mentais mais complicados.
Por isso, é fundamental ficar atento a sinais atípicos como:
- Dificuldade na fala e comunicação;
- Isolamento social;
- Medo de ir à escola;
- Medo de ficar próxima a alguma pessoa específica;
- Angústia diante de algumas lembranças ou situações;
- Falta de concentração;
- Ansiedade;
- Tristeza;
- Apatia;
- Dificuldade de dormir sozinha;
- Pesadelos frequentes;
- Xixi na cama;
- Agressividade.
Também é importante verificar se houve uma mudança repentina no comportamento da criança, por exemplo, uma criança que é sempre alegre e passa a ficar isolada ou tímida de uma hora para a outra.
Quando buscar ajuda profissional?
Não há idade mínima para iniciar um tratamento com psicoterapia. Assim, independentemente da idade, se seus filhos apresentam qualquer desses sinais, já é possível procurar auxílio de um psicólogo.
Buscar esse tratamento é importante porque quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhor para o desenvolvimento da criança, além de ajudá-la a ficar mais tranquila e viver com qualidade.
Além disso, ao buscar por um profissional especializado em psicoterapia infantil, o tratamento é feito com uma abordagem lúdica, que auxilia as crianças a elaborar e expressar seus sentimentos com leveza e tranquilidade.
Em nosso blog, você pode conferir um artigo completo sobre como encontrar um bom psicólogo infantil.
Qual é o papel dos pais no tratamento?
Em muitos casos, os pais e mães ficam frustrados por não conseguirem entender o motivo do sofrimento das crianças, mesmo que estejam ali presentes. No entanto, é importante ficar tranquilos, pois esse trabalho será feito pelo psicólogo.
O profissional é preparado para entender qual é o problema e atuar no tratamento para que os prejuízos não sejam tão grandes.
No entanto, o papel dos pais não é descartado, e inclusive é fundamental. Assim que o tratamento inicia e o problema é encontrado, os pais devem participar ativamente do processo, tanto participando das sessões de psicoterapia quanto realizando as indicações do profissional.
Dessa forma, a família toda é afetada pelo processo e pode se beneficiar criando mais laços afetivos, mais participação e presença na vida uns dos outros.
Nesse caso, os pais são fundamentais para tomar os primeiros passos e buscar ajuda se necessário, e se você já identificou algum sinal e procura um profissional especializado, agende uma consulta de psicoterapia infantil com a Dra. Jaqueline Bifano.