TDAH e aprendizagem: o que as escolas precisam saber?

O assunto aprendizagem com TDAH gera muitas dúvidas nos pais e nas escolas, visto que o transtorno ainda é pouco difundido (mesmo sendo bastante recorrente).

No post de hoje, vamos falar um pouco sobre como o TDAH influencia no aprendizado das crianças, e o que as escolas precisam saber para ajudá-las a se desenvolver com respeito e carinho.

Para saber mais sobre o assunto, não deixe de ler o conteúdo.

O que é o TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é caracterizado pela falta de atenção e comportamento hiperativo e impulsivo.

Esse transtorno acomete entre 4 e 12% das crianças em idade escolar, mas muitas vezes não é diagnosticado. Saiba mais sobre o diagnóstico do TDAH aqui.

Como o TDAH influencia no aprendizado das crianças

TDAH e escolas

Quando se trata do aprendizado é que o transtorno se mostra ainda mais:

Dificuldade de prestar atenção nas aulas

A criança com TDAH não consegue prestar atenção no que está sendo dito, e parece estar sempre no “mundo da lua”.

Distração na hora de realizar as tarefas

Também sente dificuldade de realizar as tarefas propostas, principalmente as com textos muito longos ou explicações difíceis.

Agitação e inquietação durante a aula

Por ser muito agitada, a criança com TDAH não consegue ficar parada por muito tempo, e fica dispersa com muita facilidade.

A criança provoca várias interrupções na aula

Durante a aula, a criança provoca várias interrupções, que podem atrapalhar o andamento do conteúdo.

Sentimento de frustração e incapacidade

As crianças com TDAH sentem frustração e incapacidade por não conseguirem atingir os padrões esperados, e muitas vezes acreditam que são burras por isso. Isso afeta fortemente sua vida acadêmica e profissional.

Caso seu filho esteja passando por essas situações, convém entrar em contato com um psiquiatra para fazer o tratamento e auxiliar com os sintomas.

Como a escola pode ajudar nesse processo

TDAH em sala de aula

Como visto, existem vários detalhes que fazem parte da rotina escolar de uma criança com TDAH. E como a escola pode lidar com a situação?

Entender a dificuldade da criança

Primeiro, é importante que a criança não seja culpada por seu comportamento, e sim que suas dificuldades sejam entendidas, tanto pela professora quanto todo o corpo pedagógico.

Não criar expectativas que não correspondem à criança

Também é fundamental que não se criem expectativas irreais sobre a criança, deixando de focar nas notas ou oferecer um bom resultado, mas focando no reforço positivo.

Não repreender

Repreender e punir a criança toda hora fortalece o sentimento de frustração, e não ajuda em nada em seu aprendizado.

Utilizar ferramentas para facilitar o trabalho

É importante contar com notas autoadesivas, quadros de avisos, calendários, instruções mais curtas e simplificadas, diminuir os estímulos visuais da sala… Tudo isso são ferramentas que facilitam o trabalho das professoras e ajudam no aprendizado e organização das crianças com TDAH.

Nesse processo, a presença dos pais é muito importante para saber como a criança está se desenvolvendo na escola, e o contato frequente com professores é fundamental. Para saber mais sobre como os pais ajudam nesse processo, leia nosso artigo com dicas para pais de crianças com TDAH.

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