O impacto das comorbidades na vida de pessoas com TDAH é muito grande. Afinal, estima-se que 70% das crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade apresentam outra comorbidade, e cerca de 10% apresentam mais de três comorbidades.
Por isso, consideramos importante apontar quais são as principais comorbidades e como tratá-las, a fim de oferecer mais qualidade de vida aos pacientes que convivem com elas.
Saiba mais sobre o assunto no decorrer da leitura:
Conheça as principais comorbidades do TDAH
Entre as comorbidades mais comuns estão TOD, ansiedade, transtorno de conduta e depressão.
TOD
O Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) é a comorbidade mais comum, visto que cerca de ⅓ dos pacientes com TDAH apresentam sintomas.
Esse transtorno é caracterizado pela dificuldade de elaborar situações que envolvem regras, ou em que a pessoa é contrariada. Nesses casos, reage de maneira agressiva e desafiadora, e acaba sentindo-se muito frustrada. Em nosso blog, você encontra um conteúdo completo sobre o transtorno.
Transtorno de Ansiedade
Em seguida, está o transtorno de ansiedade. Estima-se que de 25 a 35% dos pacientes com TDAH também são ansiosos.
Os principais sintomas do transtorno são medos excessivos com relação à vida, dificuldade de se manter no presente e sensação de incapacidade perante as atividades do cotidiano.
Saiba como lidar com a ansiedade na adolescência clicando aqui.
Transtorno de Conduta
Apesar de pouco discutido, o transtorno de conduta acomete cerca de 25% das crianças com TDAH. Esse transtorno trata-se de um padrão persistente no comportamento que viola os direitos de outras pessoas e normas ou regras estabelecidas para a idade. Em muitos casos, os pacientes acabam realizando atos perigosos.
Depressão
Cerca de 10 a 30% dos pacientes com TDAH também apresentam depressão, um transtorno que gera quadros de tristeza profunda e apatia pela vida. A depressão é muito séria, por isso demanda atenção.
O impacto das comorbidades na vida de pessoas com TDAH
Por si só, o TDAH já causa grandes impactos na vida dos pacientes. Quando associado às comorbidades, afeta ainda mais o comportamento e desempenho do paciente em diferentes áreas, tanto social quanto acadêmica e profissional.
Entre outras coisas, muitas vezes impedem até que a pessoa com TDAH consiga fazer atividades simples do dia a dia.
Por exemplo, cerca de 60% das crianças com TDAH apresentam problemas de leitura, o que interfere diretamente em seu desempenho escolar.
Como se dá o tratamento
O tratamento para os sintomas do TDAH adicionados às comorbidades deve ser multidisciplinar. Assim, envolve a psicoterapia, psicopedagogia, medicamentos e em alguns casos, o acompanhamento deve ser mais direto.
Afinal, o tratamento deve contribuir para a diminuição dos sintomas do TDAH e das desordens secundárias.
Por isso, é importante buscar profissionais que tenham experiência na área, e que possam direcionar o tratamento da melhor maneira para diminuir o impacto das comorbidades na vida de pessoas com TDAH.
Se você percebeu algum sinal de comorbidade em pacientes com TDAH, não deixe de marcar uma consulta para averiguar.