Qual a relação entre medo e ansiedade? Entenda aqui.

Você sabe qual a relação entre medo e ansiedade? Esses sentimentos aparecem com frequência, e podem nos deixar um pouco desnorteados.

No entanto, compreendendo o que são e como lidar com eles é possível conviver tranquilamente.

Afinal, o medo e a ansiedade fazem parte da vida, que é repleta de novidades, dúvidas e questões.

Por isso, preparamos um artigo para explicar qual a relação entre medo e ansiedade, além de dar algumas dicas para lidar com esses sentimentos. Confira a seguir!

Qual a relação entre medo e ansiedade?

A principal relação entre o medo e a ansiedade é que ambos são sentimentos inerentes ao ser humano.

Então, todos sentimos medo e ansiedade em algum momento da vida.

No entanto, diferem quanto à definição:

  • O medo refere-se a algo que está acontecendo no presente (um assalto, um ataque de animais…), e sobre o qual temos algum controle ou poder de ação.
  • Já a ansiedade é sobre algo que ainda não aconteceu, portanto, algo pelo qual estamos sofrendo por antecipação, sem poder interferir.

Assim, apesar de ambos se tratarem de uma sensação de medo, não são iguais, mas são paralisantes.

A importância de saber lidar com medo e ansiedade

Tanto o medo como a ansiedade são paralisantes. Por isso, aprender a lidar com esses sentimentos é fundamental para saber como agir nas situações em que aparecem.

Então, aprendendo a lidar com o medo em uma situação de perigo, você entende como deve agir, diferenciando o que é crença e o que realidade, e pode resolver a questão da melhor forma.

Quando se trata da ansiedade, aprender a lidar com ela é essencial para que você encare a vida de outra forma — mais focada no presente. Afinal, a ansiedade está relacionada a algo que ainda não aconteceu!

Além disso, a ansiedade pode evoluir para um transtorno, o que acarreta diversos problemas à saúde mental: afeta a capacidade de raciocínio, altera funções do organismo e causa até dificuldade para dormir. Ou seja, são sintomas físicos e mentais.

Portanto, é essencial aprender como melhorar a relação com esses sentimentos e viver uma vida melhor. Saiba como fazer isso na sequência.

Dicas práticas para melhorar sua relação com os sentimentos

  • Faça psicoterapia: A psicoterapia é fundamental para que você adquira as ferramentas certas para lidar com o medo e a ansiedade. E, através das sessões você ainda consegue entender o que causa esses dois sentimentos.
  • Tenha uma vida ativa: Praticar esportes e manter uma vida equilibrada ajuda a regular os hormônios ligados à ansiedade.
  • Faça coisas sozinho: Ser muito dependente de outras pessoas para realizar as tarefas pode ser prejudicial. Afinal, quando realmente nos deparamos com uma situação que precisamos resolver sentimos medo, pois não temos o conhecimento sobre como agir.

Nesse artigo, explicamos qual a relação entre medo e ansiedade. Como você viu, ambos têm características parecidas, mas são diferentes.

E aí, gostou de aprender como lidar com o medo e a ansiedade? Então acesse nossas redes sociais e confira mais dicas práticas!

Compartilhar este post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário