Entre os diversos transtornos psíquicos estão os Transtornos de Adaptação, relacionados às mudanças que passamos em nossas vidas, e que em alguns casos, se torna mais difícil lidar.
No post de hoje, você vai entender o que é, quais são os sintomas e como fazer o tratamento dos Transtornos de Adaptação, então não deixe de ler até o final para saber mais sobre o assunto.
O que são os Transtornos de Adaptação?
Os transtornos de adaptação são comuns, e acometem cerca de 5 a 20% da população. Esses transtornos estão relacionados a estressores (eventos ou estímulos que geram estresse), ou seja, o transtorno pode ser causado por um fator que modifica drasticamente a rotina e causa sofrimento psíquico que afeta diretamente a vida do paciente em todos os âmbitos.
A causa específica do transtorno ainda não é conhecida, e pode estar relacionada a questões genéticas, experiências individuais ou até mesmo alterações químicas no cérebro.
Como exemplos de estressores, podemos citar a perda de algum ente querido, o pós parto, deixar a casa dos pais, separação de casais, doenças, um término de relacionamento, a perda de um emprego, etc.
É importante dizer que o evento não necessariamente deve ter acontecido com o paciente.
Por não conseguir se adaptar a essa nova situação, a pessoa pode desenvolver os sintomas que serão descritos a seguir:
Conheça os principais sintomas
- O sofrimento atinge as esferas social, profissional e acadêmica;
- Os sintomas não representam luto normal;
- Estresse;
- Baixa autoestima;
- Alterações no sono;
- Pensamentos suicidas;
- Sentimento de desesperança com a vida;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Sofrimento desproporcional à gravidade do estressor;
Em geral, os sintomas aparecem em até 3 meses após o início do estressor e não devem persistir por mais que 6 meses.
Tratamento do transtorno
Caso o paciente sinta esses sintomas, pode iniciar algumas mudanças na rotina, como:
- praticar atividades que tragam prazer;
- fazer exercícios de relaxamento que podem auxiliar nos momentos de ansiedade e insônia;
- promover mudanças na alimentação;
- praticar esportes.
No entanto, em muitos casos isso não é suficiente e demanda um apoio especializado. Nesses casos específicos, a psicoterapia aliada a medicamentos é fundamental. Dessa forma, o paciente consegue obter um apoio emocional, compreender os estressores, e obter dicas para lidar com esses momentos. Além disso, pode contar com um acompanhamento com medicamentos, prescritos por um psiquiatra, que ajudam na diminuição de alguns sintomas.
No post de hoje, falamos sobre o que são os Transtornos de Adaptação. Como você pôde ver, qualquer pessoa está sujeita a apresentar sintomas diante de um estressor, então é importante ficar atento aos sinais após um evento de grande mudança.
Se você gostou desse conteúdo e deseja mais informações e dicas, siga nossas redes sociais!