A vida perfeita no Instagram e a depressão: entenda essa relação

Aquela expressão que diz que a grama do vizinho é sempre mais verde nunca esteve tão em alta. Sorrisos, momentos perfeitos, comidas deliciosas… Mas será que é assim mesmo?

Com as redes sociais, criar ângulos e recortes é cada vez mais uma atitude que tomamos devido a essa narrativa de vida perfeita criada nas redes.

Porém, estudos já apontam que as redes sociais estão causando vários prejuízos à nossa saúde mental, inclusive depressão.

No post de hoje, vamos falar um pouco sobre as pesquisas que abordam o tema Instagram e depressão, além de trazer algumas dicas para você tornar essa relação mais saudável. Vamos lá?

Instagram e depressão: o que dizem os especialistas?

o que dizem especialistas entre Instagram e depressão

O Instagram é, atualmente, a rede social que tem causado mais danos à saúde mental. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), 41% dos usuários da rede dizem se sentir tristes ou ansiosos ao utilizá-la. Esse, que é um número muito expressivo, revela que o uso das redes sociais pode sim gerar um quadro de depressão.

E isso se dá por alguns motivos. O primeiro é o FOMO (Fear Of Missign Out), uma síndrome desenvolvida por pessoas que não podem ficar de fora das redes sociais, ou que sentem que estão perdendo alguma coisa se não estão conectadas o dia todo.

A segunda é a distorção da realidade, causada justamente pela crença de que a “grama do vizinho é sempre mais verde”. Muitas vezes, a escolha por só mostrar momentos incríveis do dia a dia pode dar a alguém a sensação de que sua própria vida é desinteressante, ou de não ter sentido.

Outro fator é o uso dos filtros, que estão cada vez mais presentes nas fotos. Esses filtros têm gerado muita insatisfação com o próprio corpo e, consequentemente, com a vida das pessoas.

De acordo com esses levantamentos, quase a metade dos jovens usuários do Instagram sentem que os sintomas de tristeza e ansiedade surgem justamente por conta desse comparativo entre “vidas perfeitas” e “vidas desinteressantes”.

Então, como usar as redes sociais de maneira mais saudável e cuidar da saúde mental?

usar redes sociais de forma saudável

Uma coisa é certa: as redes sociais não vão deixar de ser utilizadas tão cedo. Por isso, é importante buscar alternativas para tornar essa relação mais saudável e evitar quadros depressivos, principalmente diminuindo seu uso e focando na vida real. Veja:

Diminua o tempo de uso do celular

Estipule um tempo de uso para o Instagram diariamente, entre 30 minutos e 1 hora.

Faça atividades sem celular

Uma dica é fazer atividades mais curtas (como uma caminhada, um passeio com amigos) e não levar o celular junto, isso ajuda a focar no momento e não ficar pensando em retratar para postar.

Desative as notificações do app

Fazendo isso, você não deverá sentir vontade de abrir toda hora para ver o que está acontecendo, e vai deixar para saber apenas nos tempos que estipulou.

É importante entender que essa relação não será alterada de uma hora para outra. Saiba que pode ser difícil no começo, mas com a prática se torna mais fácil.

Quer ver mais dicas para lidar com o Instagram e depressão e aprender a usar as redes sociais com mais qualidade? Veja nosso post sobre redes sociais e solidão.

Compartilhar este post

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário